Virada Cultural chega a Piracicaba com 45 atrações gratuitas

20/05/2016 15:50

O Rock’n’Roll pretende tomar conta da Virada Cultural Paulista, neste final de semana, em Piracicaba (SP). As duas principais atrações pretendem reunir diferentes gêneros de todas as idades. De um lado, o tremendão Erasmo Carlos, com seus 50 anos de estrada; do outro, os jovens roqueiros da banda NX Zero (Foto), que pretendem mostrar seu novo álbum ‘Norte’, lançado no ano passado. A programação completa pode ser acessada no site oficial da Virada Cultural.

“As duas atrações principais são inéditas”, afirmou a secretária municipal da Ação Cultural, Rosangela Camolese, durante coletiva de imprensa.Ainda estão programados shows da banda Dona Zaíra, Originais do Samba, Ana Cañas, Negra Li e Silva. “Só na hora da virada esperamos um público de 12 mil pessoas. No show do NX Zero, como a grande maioria dos fãs são jovens, esperamos bem mais. Lembrando que a capacidade total do Engenho é de 22 mil pessoas”, salientou Rosangela. Ano passado, o evento recebeu cerca de 90 mil pessoas.

O pontapé inicial da maratona cultural, que reúne 45 atrações gratuitas, ocorre às 18h30, no sábado, no teatro Erotides de Campos, nas depedências do Engenho Central, com a apresnetação do Coro da Osesp (Orquestre Sinfõnica do Estado de São Paulo).

A programação ainda se estende no SESC, Museu Prudente de Moraes, Estação da Paulista, Pinacoteca Miguel Dutra, Casa do Povoador e Biblioteca Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. “Apenas a biblioteca fará suas ações no parque da Rua do Porto, e não em sua sede. Teremos muitas atrações para criança, jovens e adultos em nossos espaços culturais”, disse Rosangela.

Durante a coletiva, a secretária comentou o intuito do Palco 2, estrutura montada do lado oposto ao palco principal. “Somos pioneiros deste palco, criado em 2011, e que tem o objetivo de promover as bandas locais. Serão cinco grupos que se apresentarão entre as atrações do palco principal com estilos como rock, rap, reggae e samba-rock”, ressaltou Rosangela. Participam os grupos: Bem Aventurados, Maracangalha, Dhammer Daniel Garnet e Peqnoh, e a banda Kamikazes Incapazes. As bandas foram selecionadas pela equipe da Virada Cultural Paulista entre as 35 que se inscreveram na sede da secretaria no início do ano.

A prefeitura informou que apenas pessoas credenciadas, funcionários, artistas e produtores terão acesso com automóveis ao interior do Engenho Central. “O estacionamento de veículos ao público pode ser feito na avenida Beira Rio, nas proximidades da Ponte Pênsil e no entorno do Mirante. As pontes Pênsil, do Mirante e a passarela estaiada dão acesso ao interior do local para quem chega a pé”, informou.

A Administração reforça, ainda, que a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) aumentou as linhas de ônibus para atender o público que sai do Engenho. As linhas Jardim Gilda, Cecap, Monte Líbano, Novo Horizonte, Vila Fátima e São Jorge terão saídas da Ponte Pênsil, programadas para 1h30 e 3h na madrugada de sábado para domingo.

Rosangela Camolese reforçou que durante as atrações no Engenho Central não será permitida a entrada com mochilas, bolsas grandes, garrafas, latas, demais materiais cortantes, bebidas alcoólicas, bicicletas e skates.

O evento é realizado pela Secretaria Estadual da Cultura, com execução da Apaa (Associação Paulista dos Amigos da Arte), e correalização da Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Divulgação/NX Zero/Facebook