Venda de andadores estão proibidas no Brasil

22/12/2013 22:19

A Justiça do Rio Grande do Sul, proibiu provisoriamente a venda de andadores infantis em todo território nacional. De acordo com uma liminar acatada pela juíza Lizandra Cericato Villarroel, em caso de não cumprimento da decisão, os fabricantes terão que pagar uma multa no valor de R$ 5 mil/dia.

Entrando com uma ação civil pública, o SBP (Sociedade Brasileira de Pediatra) alega que os andadores são equipamentos perigosos e desnecessários.  No ano de 2009, um bebê de 10 meses morreu em consequência do aparelho, fazendo com que o MP (Ministério Público) de Passo Fundo (RS), proibisse o uso em escolas, creches e hospitais muncipais.

Para a dona de casa Wanda Ramos, 60, o aparelho não é fundamental, “quando meu filho estava com oito meses, ele subia no andador, correndo o risco de se machucar”, disse.

Já a ABRAPUR (Associação Brasileira de Produtos Infantis), que é contra a proibição, em nota informou que “vai buscar garantir direito de seus associados continuarem comercializando andadores, pois entende que não se pode tornar ilegal o que até ontem era legal, da forma que está sendo feito”.

Há onze dias nossa equipe entrou em contato com a juíza Lizandra, mas não recebemos respostas.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz