Último ex-combatente da Revolução Constitucionalista morre aos 100 anos em Piracicaba

18/06/2016 00:06

Piracicaba (SP) perdeu nesta sexta-feira (17) Romeu Gomes de Oliveira. Ele tinha 100 anos e foi o último ex-combatente piracicabano da Revolução Constitucionalista de 1932.

Fundadores de uma conhecida transportadora na cidade, Oliveira era viúvo de Silvandira Bernardo de Oliveira e deixou filhos, netos e bisnetos. O corpo foi enterrado às 17h desta sexta-feira no Cemitério Municipal da Saudade.

Em uma rede social, o Núcleo de Correspondência Voluntários de Piracicaba, órgão responsável em difundir os atos dos ex-combatentes do município durante a revolução, lamentou a morte do centenário e divulgou uma imagem de Oliveira durante o recebimento da Medalha MMDC, em 2013, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Em julho de 2015, durante as comemorações aos 83 anos da Revolução na praça José Bonifácio, região Central do município, Oliveira foi homenageado com diversas condecorações da Câmara, por iniciativa do vereador João Manoel dos Santos (PTB). Na ocasião, ele conversou com a reportagem da Matéria Emplacada e lembrou-se do momento da ida ao combate. “Embarquei em um trem, na Estação da Paulista, rumo à Cruzeiro, no Vale do Paraíba”, contou. Com poucas palavras, Oliveira ressaltou a importância de participar da revolução. “Fui como voluntário defender o Estado. Não tive medo”, ressaltou.

Ainda na solenidade, a filha Rosélis Gomes de Oliveira enalteceu a homenagem ao pai. “É uma gratidão muito grande, primeiramente a Deus, por ele, com 17 anos, ter ido à luta defender o Estado de São Paulo com livre e espontânea vontade. Graças a Deus, foi e voltou, sendo que perdeu muitos amigos", disse Rosélis.

A Revolução Constitucionalista ocorreu quando o Estado de São Paulo se mobilizou e liderou a tentativa de derrubar o governo de Getúlio Vargas e promulgar uma nova Constituição para o Brasil. Em todo o Estado, mais de 300 mil voluntários participaram do combate. Em Piracicaba foram mais de 1.700.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME