Termo permite ações do Salão de Humor de Piracicaba na capital paulista

01/03/2015 19:29

Termo de cooperação cultural e científica assinado pela Prefeitura de Piracicaba e a Universidade Presbiteriana Mackenzie permitirá a realização de atividades do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP) na cidade de São Paulo (SP).

A parceria, segundo a administração municipal, permitirá que a Universidade divulgue “um dos centros culturais mais importantes do país” na capital. Um dos articuladores da parceria é o professor de publicidade da instituição e presidente do Conselho Consultivo do Salão, Adoplho Queiroz. “O Mackenzie passa a ser daqui por diante a referência do Salão de Humor na cidade de São Paulo para a realização de exposições debates e lançamentos de livros”, afirmou Queiroz.

Para a universidade, de acordo com o professor, o Centro de Comunicação irá integrar os alunos com as obras e aumentará o número de pesquisas e estudos sobre o humor gráfico.

Salão em exposição no MLP

Em 2014, o Salão de Humor esteve em exposição na capital. O Museu da Língua Portuguesa realizou em dezembro a quarta edição da mostra ‘Esta sala é uma Piada’. A mostra contou com mais de 200 obras entre charges, caricaturas e histórias em quadrinhos, selecionados da 41ª edição do Salão.

SEMAC divulga data

A Secretaria Municipal da Ação Cultural divulgou a data de abertura do 42º Salão Internacional de Humor de Piracicaba: dia 22 de agosto. O presidente será o radialista Jairinho Mattos.

O Salão foi criado em 1972, e como forma de protesto contra a ditadura militar para um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais da cidade. Ganhou apoio de grandes nomes do humor gráfico, como Millôr Fernandes, Zélio e Ziraldo, e projetou Glauco, Angeli, Paulo Caruso, Chico Caruso e Laerte.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Fotos: Reinaldo Diniz/ME