Teatro do Engenho recebe tributo à Inezita Barroso

03/03/2016 07:55

Os sucessos da intérprete e compositora Inezita Barroso serão lembrados em um show-tributo neste sábado (5), às 20h, no Teatro Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, em Piracicaba (SP) Com entrada gratuita, o show será comandado pelos músicos Mariangela Zan e Arnaldo Freitas.

O show já foi apresentado no Circuito Cultural paulista, no início do ano passado, em casas de cultura, festivais, unidades do Sesc e teatros por todo o país, agora chega em terras piracicabanas para recordar clássicos como Ronda, Moda de Pinga e Lampião de Gás. Mariangela e Arnaldo cantam acompanhados de Thiago Paccola (viola caipira), Lucas Venuti (sanfona), Jaime Souza (baixo) e Thiago Messa (bateria).

Cantora, violonista e apresnetadora de televisão, Mariangela Zan é filha do ícone do acordeon e compositor Mário Zan. Já Arnaldo Freitas foi violeiro por nove anos de Inezita Barroso e atualmente é considerado um dos principais violeiros da música instrumental brasileira. Em conversa à Matéria Emplacada, Mariangela disse que a parceria com ele existe há cinco anos. "Então veio essa proposta para fazermos esse tributo à Inezita, e achamos bacana. Será um grande espetáculo e bonito, onde iremos reverenciar essa grande dama que iria fazer 91 anos de idade e um da morte dela", contou.Com mais de 50 anos de carreira, Inezita Barroso deixou aos seus fãs e admiridores mais de 80 discos gravados. Foi a primeira artista a gravar o clássico Ronda, de Paulo Vanzolini. Sua voz também é lembrada na música Pinga, lançada em 1953, canção que a eternizou na música de raíz.

Mariangela conheceu Inezita ainda adolescente, ao acompanhar o pai nas apresentações no Viola MInha Viola, programa que a dama da música raiz comandava na TV Cultura. Na entrevista, ela a citou como "madrinha" na sua carreira solo, e pessoa essencial após a perda do pai, em 2007. "Ela sempre me tratou com muito carinho e respeito. Depois que meu pai faleceu, pedi ajuda a ela para minha carreira. Ela me abriu as portas, participei de seu programa. Criamos uma amizade muito bonita", afirmou a cantora. "Inezita foi uma das minhas melhores conselheira. Tenho muita saudade dela como amiga e muita gratidão como minha madrinha na carreira", ressaltou.

Ja a trajetória musical do companheiro Arnaldo Freitas, começou já na infância. Ainda pequeno, em Marília (SP), ouvia os discos e assistia vídeos dos grande violeiros da música raiz. Aos 23 anos de idade, mudou-se para a capital paulista, onde acompanhou centenas de artistas renomados da MPB, além de fazer inúmeros shows em carreira solo em São Paulo e Minas Gerais.

Serviço - Show de Mariangela Zan e Arnaldo Freiras. Sábado, 5 de março, às 20h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba, SP). Entrada gratuita. A distribuição dos ingressos tem início uma hora antes. Duração: 75 minutos. Classificação: livre. Informações: (19) 3413-5212.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Divulgação