Sindicato promove seminário sobre inclusão nas agências bancárias

19/07/2016 18:01

O Sindicato dos Bancários de Piracicaba (SP) (SindBan) promove nesta quarta-feira (20), às 19h30, o Seminário Inclusão nas Agências Bancárias: Legislação e Acessibilidade, no salão nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores de Piracicaba.

O evento tem como o objetivo evidenciar as políticas públicas municipais no sistema financeiro de Piracicaba, voltadas às pessoas com deficiência (Pcds). Na ocasião, será divulgado o resultado do Projeto Bancário Eficiente, mapeamento inédito sobre inclusão e acessibilidade nas agências bancárias da cidade; e apresentado painel das legislações vigentes.

A presidente em exercício do sindicato, Angela Ulices Savian, ressalta que a luta pela inclusão e acessibilidade é reivindicação constante do movimento sindical. “Em nossas mesas de negociação com os bancos, temos cobrado que se cumpra a legislação existente. Lutamos por melhores condições de trabalho, para que preconceitos sejam quebrados e a inclusão não fique apenas no papel”.

Bancário Eficiente – De autoria dos diretores da Secretaria de Assuntos  para Pessoas com Deficiência do SindBan, Letícia Françoso e César Nascimento, o projeto teve início no final do mês de março e percorreu 67 agências bancárias da cidade.

Segundo Nascimento, além de verificar se os prédios atendiam às leis vigentes, procurou-se ouvir as dificuldades do dia a dia enfrentadas pelos bancários Pcds e tentar construir com os bancos, inclusão que seja realmente efetiva.

“Muitos portadores de deficiência, ou pessoas com mobilidade reduzida, não frequentam os bancos, pois os mesmos, em sua maioria, não oferecem acesso adequado. Além disso, os serviços oferecidos também não atendem às necessidades dos deficientes, desrespeitando as leis municipais e federais vigentes”, conta o diretor.

Letícia explica que não há inclusão sem acessibilidade. “Notamos que os bancários Pcds se adaptam às condições de trabalho que lhes apresentam, pois do contrário, não permaneceriam no emprego. Muitas vezes, não se sentem contemplados”.

Ela afirma também, devido à falta de acessibilidade correta para o desempenho da função, o portador entra com uma deficiência e acaba adquirindo outros tipos de deficiência.  “Há casos de inclusão muito bem sucedidos, mas são poucos”, acrescenta.

Serviço - Seminário Inclusão nas Agências Bancárias: Legislação e Acessibilidade. Dia 20 de julho, às 19h30, no salão nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Vereadores de Piracicaba. Entrada gratuita.

 

Reportagem: Da Redação