Sindicato lança 14ª edição do Bancário Padrão

15/06/2016 15:15

O SindBan (Sindicato dos Bancários) lançou nesta terça-feira (14), a 14ª edição do "Bancário Padrão". O evento foi criado em 2002 e, segundo o sindicato, os escolhidos nesta edição deverá ser o casal que melhor representa a categoria.

Ainda conforme o sindicato, cerca de 1 mil bancários participarão do processo de escolha do "Bancário Padrão", que ocorre em quatro etapas: a primeira, a ser realizada entre 20 e 30 de junho, é a eleição nos locais de trabalho. Em seguida, no dia 15 de julho, a escolha do Bancário (a) Padrão por banco, que acontece na sede no sindicato, às 7h30. Do dia 16 de julho a 27 de agosto, a votação eletrônica. E no dia 26 de julho, a apresentação dos currículos a um grupo de jurados. 

Segundo a presidente em exercício Angela Ulices Savian, os candidatos serão escolhidos pelos próprios colegas de trabalho. Após essa tarefa, os candidatos serão pontuados de acordo com a representatividade, o tempo de trabalho na agência e de sindicalização. "O nosso setor de comunicação fará entrevistas que serão gravadas em vídeos, que depois serão apresentados a um júri formado por profissionais da imprensa e da comunidade", explicou a atual presidente.

Os vencedores serão conhecidos no dia 26 de agosto, durante solenidade que homenageia o Dia do Bancário, conforme projeto de decreto legislativo, de iniciativa do vereador José Antônio Fernandes Paiva (PT) e autor do projeto Bancário Padrão. "Ao longo dos anos houve um aperfeiçoamento, os bancários tem uma autoestima muito grande. Por incrível que pareça, abre um mercado de trabalho novo, pois como eles são escolhidos, os próprios agentes financeiros ficam de olho neles, porque demonstram ter liderança e capacidade. Um momento muito especial dos trabalhadores", disse Paiva.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME