Prefeitura de Piracicaba investirá R$ 2mi em iluminação

22/02/2016 17:59

O prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) assinou na sexta-feira (19), o contrato para a modernização do sistema de iluminação pública de várias avenidas de Piracicaba (SP). O projeto prevê a troca de lâmpadas convencionais, pelas de led, o que representa modernização e eficiência energética.

Receberão a nova tecnologia as avenidas Independência, trecho da Pádua Dias, Centenário, Armando Dedini, Limeira, trecho da Conde do Pinhal, Monsenhor Martinho Salgot e Renato Wagner. Serão investidos pelo município aproximadamente R$ 2 milhões, conforme a administração municipal

“A cidade já conta com a cobertura de praticamente 100% da área urbana com iluminação pública. Mas cabe a nós atualizarmos permanentemente o sistema por dois motivos fundamentais: segurança pública e economia, o que é possível com o sistema led”, explicou Ferrato.

Segundo o prefeito, a cidade melhor iluminada, além de economizar energia, o que é fundamental em um país que enfrenta limitações em sua matriz energética, também afugenta os criminosos e garante maior segurança à população.

Ferrato observa ainda que o novo sistema já está preparado para, no médio prazo, ser monitorado remotamente, por meio de computador ligado à rede, o que facilitará a identificação de falhas, saber se há lâmpadas queimadas e o controle de luminosidade.

“Em resumo, nossa expectativa é aumentar a sensação de segurança, conforto visual e bem-estar na utilização do espaço público, principalmente no período noturno, além de reduzir nossos gatos com a rede de abastecimento com tecnologia inteligente”, detalhou.

Para o secretário de Obras (Semob), Arthur Ribeiro, “trata-se de um projeto inovador e ousado, que agrega à eficiência energética o embelezamento urbano. A nova tecnologia vai proporcionar redução de 45% de consumo de energia elétrica por ponto de iluminação, uma vez que as luminárias a led iluminam mais com menos potência elétrica”, disse Ribeiro.

Serão substituídas 638 pontos de luz com luminárias led, sendo 612 em vias públicas e 26 em jardins, com função decorativa. A previsão é que o serviço seja concluído em 180 dias, contados da emissão da Ordem de Serviço, de acordo com a prefeitura.

 

Reportagem: Da Redação