Prefeitura de Piracicaba abre inscrições para residência médica dia 26

13/01/2016 20:25

A Prefeitura de Piracicaba (SP) divulgou nesta terça-feira (12) o edital de seleção do Programa de Residência Médica. O documento foi publicado no Diário Oficial e oferece 30 vagas em nove especialidades: medicina de família e comunidade, ortopedia e traumatologia, pediatria, ginecologista e obstetrícia, clínica médica, cirurgia geral, medicina do trabalho, cardiologia e urologia.

As inscrições para o processo seletivo serão feitas no site da empresa responsável pelo concurso, a partir das 8 horas do dia 26 de janeiro até as 16 horas do dia 29 de janeiro. A prova será realizada no dia 14 de fevereiro em local divulgado posteriormente.

O resultado preliminar da seleção será divulgado no dia 18 de fevereiro e o resultado final, com os aprovados, no dia 23. A matrícula dos candidatos aprovados será realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro. O programa de residência tem início no dia 1º de março.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o candidato poderá se inscrever em apenas uma especialidade, “sendo vedada a mudança de opção após a efetivação da inscrição”. A inscrição será válida após pagamento de uma taxa de R$ 200,00.

Conforme o edital, o programa tem duração de dois anos ou três anos de acordo com a especialidade escolhida. “A duração dos programas e número de bolsas previstas poderão ser modificados posteriormente, de acordo com as normas baixadas pelo CNRM/MEC e destinação de bolsas do Ministério da Saúde”, explica o documento.

A Pasta ingressou com o pedido de implantação de residência à CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) em setembro de 2014, e segundo a Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba), o seu funcionamento independe de uma faculdade de medicina no município. A primeira turma foi selecionada no início do ano passado. 

Em entrevista à Matéria Emplacada na época, o secretario Pedro Mello afirmou: “estamos trazendo médicos de fora para se especializar nas nossas áreas. E pela experiência que temos, esses médicos acabam ficando em Piracicaba ou em seu entorno.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME