Prefeitura amplia Aedes do Bem à região central de Piracicaba

31/05/2016 17:37

A Prefeitura Municipal de Piracicaba (SP) e a Oxitec do Brasil assinaram, nesta terça-feira (31), o contrato para expansão do projeto "Aedes aegypti do Bem" para a região central da cidade. Anunciado em janeiro, o projeto irá beneficiar 11 bairros do Centro, beneficiando uma área com aproximadamente 60 mil moradores. O projeto será desenvolvido em dois anos e contará com investimento de R$ 3,5 milhões.

Além da expansão para a região central, a Oxitec irá prorrogar por mais um ano o projeto realizado desde abril de 2015 no CECAP/Eldorado, onde o mosquito do bem conseguiu uma redução de 82% nas larvas selvagens do Aedes aegypti, transmisssor da dengue, Zika e chikungunya. Entre julho de 2014 a julho de 2015, foram registrados 133 casos de dengue no CECAP/Eldorado. De julho 2015 até esta terça-feira, foram apenas sete casos confirmados no mesmo local. 

“Com essa extensão e a expansão para a região central, o Aedes aegypti do Bem está ajudando a proteger a vida de ao menos 65 mil habitantes de Piracicaba. Estamos muito felizes com o apoio do prefeito Gabriel Ferrato (PSB) e do secretário Pedro Mello, que acreditaram em nossa tecnologia ”, afirmou Glen Slade, diretor da Oxitec do Brasil.

Para Ferrato, o Aedes aegypti do Bem se tornou uma peça fundamental na batalha contra a dengue, o Zika e a chikungunya. “Piracicaba está investindo na expansão de uma solução que já mostrou ser capaz de controlar um grave problema de saúde pública. E o melhor é que estamos fazendo isso com uma tecnologia inovadora, limpa, amiga do ambiente e sustentável. Acreditamos no projeto desde o seu início, mesmo antes de sabermos que o país enfrentaria essa epidemia de Zika, e tenho certeza de que a cidade poderá ser referência ao resto do Brasil no combate ao Aedes aegypti”, afirmou Ferrato.

Segundo o secretário de Saúde, Pedro Mello, a expansão do projeto no Centro irá beneficiar ainda mais os piracicabanos. "O prefeito Gabriel Ferrato teve visão em adotar essa tecnologia que se mostrou excelente alternativa no combate ao mosquito, pois as formas tradicionais já se mostravam serem ineficazes", disse.

Fábrica - A Oxitec está investindo na construção de sua primeira fábrica de Aedes aegypti do Bem de grande porte no Brasil em Piracicaba. A capacidade planejada da unidade é de 60 milhões de unidades do Aedes aegypti do Bem por semana, o que pode proteger a saúde de até 1,5 milhão de pessoas. “Com nossa nova unidade de produção de Aedes aegypti do Bem, vamos ajudar a proteger um número crescente de brasileiros desta crise sem precedentes causada pelo mosquito Aedes aegypti e por doenças como Zika, dengue e chikungunya.”, explicou Slade.

 

Reportagem: Da Redação

Foto: Bruna Del Monte/ME