Com ajuda do governo federal, Piracicaba recebe Festival Aerodesportivo

10/04/2016 20:58

Piracicaba (SP) recebeu neste domingo (10) o Festival Aerodesportivo Nacional. O evento ocorreu pelo segundo ano no município e atraiu cerca de 10 mil pessoas no Aeroporto Comendador Pedro Morganti.

Segundo Rômulo Sousa dos Santos, presidente da Associação Brasileira de Paraquedistas das Forças Armadas e Operacionais, o festival tem o objetivo de fornecer aos visitantes a oportunidade de conhecer e participar de esportes aéreos. "Trouxemos para a cidade uma festa gratuita que teve início em aqui em Piracicaba, em 2012, e que depois passou por Iperó (SP). Nossa previsão é percorrer o país inteiro", afrimou Santos.

O festival foi realizado pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com o Ministério do Esporte. "Pela confiança que o governo federal tem com o município, o Ministério forneceu R$ 200 mil para a realização da festa e ajudamos com uma pequena parcela", explicou o prefeito Gabriel Ferrato (PSB).

Rose Massaruto, secretária municipal de Turismo, salientou que neste ano foram feitos cortes em diversas atividades em razão do valor da arrecadação. "É um evento caro porque envolve um circuito de segurança muito grande, e, também, é um evento muito importante neste momento para a cidade que já tem uma adesão no paraquedismo e balonismo", salientou a secretária.

O evento que contou com exibições de paraquedismo, balonismo, ultraleve, planador, planetário elétrico e ótico, e aeromodelismo chamou a atenção do pequeno João Vitor, 5. "Quero comprar um avião de brinquedo", disse. 

"Meu filho é apaixonado por aviões. A grande maioria dos brinquedos são aviões ou similares", contou a dona de casa Jéssica Almeida. Ela também contou que os aviões também fizeram parte de sua adolescência . "Quando eu tinha 14 anos queria entrar para a Força Aérea Brasileira, mas meus pais não deixaram, diziam que era muito nova. Hoje com dois filhos não tenho interesse mais", contou Jéssica, que estava acompanhada da filha Lara, 2, da sobrinha Maria Alice, 4, e do marido.

Sorteio

A organização também sorteio dez saltos duplos de paraquedas. Um dos sorteados foi o empresário Leandro Carlos de Campos. "Foi demais, coisa de outro mundo, a adrenalina vem a mil. O evento está excelente", contou Campos em entrevista ao ME, assim que chegou ao solo. 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME