Piracicaba recebe sétima edição do festival de música erudita

15/07/2016 16:21

A música e o modo caipira de Piracicaba (SP) dão espaço mais uma vez ao erudito a partir de domingo (17). Isso porque tem início a sétima edição do Festival de Música Erudita de Piracicaba (Feimep), realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Ação Cultural.

Ao longo de uma semana, o público pode conferir uma extensa programação artística no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, e na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). A organização lembra que os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com cerca de uma hora antes de cada apresentação. Quem tiver interesse pode contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Lar dos Velhinhos do município. Confira a programação completa no final da reportagem.

Conforme o diretor artístico e pedagógico do festival André Micheletti, o evento se consolidou no cenário artístico do município e do país. “Este festival tem um impacto extremamente positivo em âmbito nacional, vide a diversidade de nossos alunos que vem de diferentes regiões do país. Somente de Conceição de Coité, no interior da Bahia, temos aproximadamente uma dezena de alunos”, afirma Micheletti.

A secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, compartilha da mesma opinião e comenta que o festival é uma das formas do Poder Público contribuir para a formação de plateia e para o aperfeiçoamento de talentos. “Desde sua concepção, o lema é de um evento democrático, que estimula e dá oportunidade aos concertos gratuitos e ao aprendizado musical”, comenta Rosângela.

Como expressou a secretária, o Feimep tem como objetivo a democratização do acesso à música erudita, mas André Micheletti afirma que ainda existem impasses para tornar esse gênero ao alcance da população. “As artes em geral são uma grande ferramenta de transformação social, mas devemos lembrar que muito se usam delas de forma simplesmente superficial. Que a música talvez seja uma das ferramentas mais eficazes dentro desta transformação, não há dúvida, porém, faltam ainda meios mais eficazes para que nosso povo possa levá-la realmente a sério e aproveitar dela o máximo para tornar-se profissional”, afirma Micheletti.

Além disso, segundo ele, falta uma política para maior acessibilidade aos concertos e espetáculos “muito restritos a uma pequena parcela da sociedade”.

“A analogia que posso fazer é que muito tem se feito para que o brasileiro aprenda música, como se estivesse aprendendo a cozinhar, mas pouco tem se feito para que esse mesmo público saboreie desta cozinha”, salienta o diretor.

Abertura - O concerto de abertura tem início às 17h, no Teatro Erotídes de Campos, com a centenária Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), sob regência do piracicabano Jamil Maluf.

Ao lado do maestro estará o violinista piracicabano radicado na Suíça, Rosnei Tuon. O programa será aberto com o Concerto para Violino e Orquestra nº 3, em Si Menor. A peça foi composta pelo francês Camille Saint-Saëns, em 1880. Em seguida, a OSP apresenta a Sinfonia nº 2, do compositor russo Alexander Borodin, composta entre 1869 e 1877. “São duas obras de peso, substanciosas, em que iremos demonstrar o quanto a OSP amadureceu em tão pouco tempo”, diz o maestro.

Além das atrações culturais, o Feimep também terá espaço às programações pedagógicas, com masterclasses de violino, violoncelo e contrabaixo, ministradas por 11 professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Suíça.

“A última vez que estive em Piracicaba foi há dois anos, o qual instruí e ouví muitos estudantes em uma masterclasses de seis horas por dia. É uma semana intensa, mas altamente energizante. Acho que os estudantes brasileiros são extremamente musical e tem um grande desejo de aprender as diferentes culturas. Estou ansiosa para conhecer e se reunir com colegas novos e antigos”, afirma Minna Xhung, professora na Universidade de Manitoba, no Canadá. Ela dará aulas de violoncelo.

O festival também conta com o 2º Encontro com Jovens Regentes, workshops de luteria e com o curso sobre o Método Dalcroze, que segue uma novidade para este ano. O curso será realizado pelo terceiro ano, desta vez com a participação de crianças entre 7 e 9 anos. Até então, as aulas eram direcionadas apenas aos adultos.

Para esta edição, o responsável pelas aulas será o brasileiro radicado na Suíça, Iramar Rodrigues, que também exerce o cargo de vice-diretor da Federação Internacional de Professores de Rítmica, que agrega 22 países.

Criado no início do século 20 pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques Dalcroze (1865-1950). “Dalcroze foi um dos grandes revolucionários da pedagogia musical, que é atualmente utilizada na preparação da formação dos músicos e das pessoas que utilizam a arte do gesto na sua profissão”, explicou Rodrigues.

Segundo ele, que também atua no Instituto Dalcroze, na Genebra, esta pedagogia leva ao conhecimento da linguagem musical por meio da vivencia corporal, que une ritmo, métrica, compassos desiguais, melodia e harmonia. “A metodologia Dalcroze  está ajudando e dando ferramentas aos professores e profissionais do ensino da musica nas universidades e conservatórios”, afirma Rodrigues.

As masterclasses ainda serão ministradas pelos brasileiros Daniel Guedes, Alessandro Borgomanero e Rosnei Tuon (violino), Anselmo Melosi e Sérgio de Oliveira (contrabaixo), Alexandre Razera (viola) e Jamil Maluf (2º Encontro de Jovens Regentes). Do exterior participam as violoncelistas Helga Winold, da Universidade do Sul da Flórida e da Indiana University, além dos luthiers Mitsugu Gomikawa e Henrike Hahn, de Chicago.

Serviço – 7º Feimep. De 17 a 23 de julho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central) e Empem (rua Santa Cruz, 1.155, Bairro Alto). Entrada gratuita. A bilheteria abre uma hora antes. Informações: (19) 3413-5212 ou www.feimep.com.br.

 

Programação completa

Teatro Municipal Erotídes de Campos

17 de julho – domingo – 17h
Concerto de abertura do 7º Feimep
Orquestra Sinfônica de Piracicaba
Regência: maestro Jamil Maluf
Solista: Rosnei Tuon
 
18 de julho – segunda-feira – 20h
Quinteto BrasSamPa

19 de julho – terça-feira – 20h
Fukuda Cello Ensemble e tenor Jean William
Participação especial: Bebé Salvego

20 de julho – quarta-feira – 20h
Espetáculo Joias Russas, com o Quarteto Romanov

21 de julho – quinta-feira – 20h
Show de lançamento do álbum de Danilo Brito

22 de julho – sexta-feira – 20h
Concerto dos professores do Feimep

23 de julho – sábado – 20h
Concerto de encerramento do Feimep
Orquestra Acadêmica do Feimep
Regência: Jamil Maluf e alunos do 2º Encontro de Jovens Regentes

Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Concertos ao anoitecer - sempre às 18h

18 de julho – Segunda-feira
Coro Infantil da Empem
Regência: Tania Pacca Perticarrari
Pianista: Rodrigo Bartsch

19 de julho – Terça-feira
Quarteto Safira

20 de julho – Quarta-feira
Bebé Salvego e Família
Convidada especial: Christy Choi  (violoncelo)

21 de julho – Quinta-feira
Lucas Farias (violino), Marina Martins (violoncelo) e Liliane Kans (piano)

22 de julho - Sexta-feira
Recital dos alunos do 7º Feimep

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Arquivo/Reinaldo Diniz/ME