Piracicaba bate recorde de cheia dos últimos três dias

15/01/2016 18:42

Após o segundo extravasamento na madrugada desta sexta-feira (15), o rio Piracicaba atingiu seis metros de profundidade, por volta das 19h30, segundo dados da rede de telemetria do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). No mesmo horário a vazão do rio era de 824 mil litros por segundo.

Foi o maior nível desde 2011 quando o manancial transbordou e desalojou diversas famílias. O que não foi diferente desde terça-feira (12) quando sofreu o primeiro extravasamento após a pior crise hídrica do Estado de São Paulo, e atingiu 5,37 metros. Conforme o órgão é considerado extravasamento se o rio atingir a marca de 4,70 metros.

Trânsito impedido

Algumas avenidas do município estão interditadas devido aos alagamentos. 

De acordo com a Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) as avenidas Doutor Paulo de Moraes, na rotatória de acesso à ponte do Morato sentido Vila Rezende; Beira Rio, a partir da rua Prudente de Moraes; os dois sentidos da avenida Jaime Pereira, da rua dos Marins até a Ponte do Caixão; e a Cruzeiro do Sul em frente a rampa dos Navegantes estão bloqueada. 

Ainda conforme a Pasta, a avenida Barão de Serra Negra, na chegada à ponte do Mirante o trânsito afunila para uma única pista por causa de obras do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) com o rompimento de uma adutora.

Bairros alagados

Segundo comunicado emitido pela Defesa Civil, na tarde de quarta-feira (13), dez famílias foram removidas dos bairros Bongue, IAA, Vila Rios e região da Rua do Porto. Elas foram levadas para o Centro Comunitário do bairro Santa Terezinha ou casa de parentes. Durante as chuvas no início da tarde desta sexta foram registrados diversos pontos de alagamentos no bairro Morumbi, com o Ribeirão Piracicamirim, avenida Abel Pereira, no Córrego do Enxofre e avenida 31 de Março.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Arquivo/Reinaldo Diniz/ME