Ostomizados poderão ser identificados

10/10/2013 23:34

O projeto elaborado pelo Vereador de Piracicaba Pedro Kawai, que visa identificar os pacientes ostomizados, foi aprovado em segunda estância na reunião ordinária realizada no último dia 03 de outubro.

Ostomizados são pessoas que por serem portadores de doenças crônicas degenerativas ou por algum outro motivo, são submetidos a uma cirurgia que exterioriza a alça intestinal ou o ureter na parede do abdômen. Por isso, os pacientes usam uma bolsa onde as fezes são depositadas. 

Segundo o Vereador o projeto evitará que os pacientes passem por situações vexatórias em bancos, supermercados e outros estabelecimentos em que o paciente tem muitas vezes que exibir a bolsa de ostomia para atendentes.

Usuária da bolsa, a professora Isabela Pavam, 30, que há dois anos é ostomizada, se sente satisfeita com a aprovação. “Fico muito feliz, pois não precisarei tirar minha bolsinha para provar minha deficiência, pois é muito constrangedor”, diz alegremente.

Piracicaba recebe banheiros adaptados

O banheiro do Engenho Central foi o primeiro banheiro a receber adaptações aos ostomizados, com duchas higiênicas. Os próximos lugares a receberem adaptações serão os centros culturais, a biblioteca municipal e a Pinacoteca.

Izabela também conta uns de seus constrangimentos que passou devido sua deficiência “Quando eu comprei uma entrada para o cinema e não pude ver o filme porque havia me sujado e não tinha local adaptado pra eu me limpar. Já fui mais de duas vezes no local onde as pessoas fazem sugestões, mas acho que a minha não tinha muita importância!”, desabafa.

 

De acordo com a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, está sendo feito por partes, “Porque entendemos que qualquer inclusão é importante para fazer com que nossa cidade seja cada vez melhor com muita qualidade de vida”.

Sensibilizado, o vereador Kawai protocolou diversos projetos entre eles, o qual dispõe de 2% das vagas de estacionamentos na cidade. 

 

Vereador protocolou diversos projetos de leis que prevê direito aos ostomizados (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Reportagem: Reinaldo Diniz