Mostra do IEP revela novos talentos

29/05/2015 09:55

Quem passar em frente ao Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba (SP), a partir das 9h deste sábado (30), verá uma movimentação diferente. É a abertura da 2ª Mostra de Artes do IEP (Instituto Educacional Piracicabano), que permite aos funcionários, professores e estagiários da instituição revelarem seus talentos artísticos.

Com curadoria de Odair Jorge Demarchi, a entrada é gratuita e livre para todas as idades.

Após um processo de seleção, a Comissão Julgadora da Mostra, formada pelas artistas plásticas Gracia Nepomuceno e Alzira Ballestero, e pela professora de História da Arte da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) Valéria Lima, escolheu que 18 obras divididas em diferentes categorias farão parte da exposição.

“As obras foram selecionadas através de um consenso entre os membros do júri, avaliando-as entre as demais apresentadas por cada artista, considerando a ideia a ser desenvolvida e o resultado final, o domínio da técnica empregada, e a estética do trabalho”, disse Gracia, presidente da Comissão.

A artista elencou os critérios utilizados para escolha das obras. “A qualidade técnica, a originalidade, a linguagem do trabalho, considerando as normas estabelecidas no regulamento da mostra, como também, a capacidade do espaço físico destinado à exposição”. Gracia explicou também que a comissão “ponderou também a necessidade de incentivo aos inscritos de demostrarem seu talento artístico, revelando e estimulando a criatividade e a expressão individual”.

Mesma opinião da coordenadora do Centro Cultural, Joceli Cerqueira Lazier. “Muitas pessoas que se dedicam a alguma atividade artística como a segunda opção de trabalho ou por puro prazer, nem sempre tem a oportunidade de mostrar seu talento, esta mostra possibilita a divulgação deste trabalho, e aos nos dar a oportunidade de conhecer os talentos de pessoas que trabalham conosco nos faz bem”, ressaltou Joceli que afirmou que neste ano há um número maior de participantes e de obras, em relação à primeira mostra, que ocorreu em 2013.

No local haverá um espaço em que o visitante poderá manifestar opiniões sobre a mostra, e exposição de obras de integrantes das comissões julgadora e organizadora.

Premiação

Na abertura serão conhecidas as obras premiadas. Os prêmios estão divididos em Prêmio Ouro, Prata e Bronze, além de serem entregues Menções Honrosas.

3º Mostra de Artes do IEP

Joceli também convidou todos os “iepianos” a participarem da terceira edição da mostra que ocorre em 2017.

Gracia também sugeriu mudanças na escolha das obras nas próximas edições. “Foi sugerido por esta comissão, que nas próximas mostras seja estudada a possibilidade da avaliação dos trabalhos em duas fases, sendo a primeira através de fotografia e a segunda com a apresentação das obras selecionadas e prontas para a exposição, facilitando melhor visualização e apreciação para proceder à premiação”, sugeriu a presidente. Segundo ela, a escolha das obras nesta edição, foi apenas por fotos.

IEP

O Instituto engloba a Unimep, Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ersnt Mahle”, Colégio Piracicabano e Centro Cultural Martha Watts.

Serviço – 2ª Mostra de Artes do IEP. Abertura: 30 de maio, às 9h. Exposição segue até o dia 26 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural Martha Watts (Rua Boa Morte, 1257 – Centro – Piracicaba/SP). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME