Leão do Zoo de Piracicaba completa 21 anos e ganha festa

26/01/2014 16:07

Leão Léo com seu 'presente de aniversário' (Foto: Reinaldo Diniz)

 

A manhã deste domingo (26) foi de festa no zoológico municipal de Piracicaba. O felino, batizado de Léo, comemorou seus 21 anos de vida, com direito a um embrulho de carne de 7 kg.

A festa teve início às 10h, com aproximadamente 100 pessoas presentes. Todos cantaram parabéns. Quem também recebeu uma ‘lembrancinha’ foi sua companheira Kiara, de 12 anos.

Os ‘convidados’ também foram recepcionados pelos funcionários do Zoo, por pirulitos, balas e máscaras de Leão.

Trabalhando no zoológico desde 2006, a diretora e veterinária, Mariana Ricciardi Curi, não esperava o Leão completar mais de duas décadas de vida. “A gente dá muita atenção a ele, a gente tenta fazer o melhor, temos nutricionais, suplementações vitamínicas, então ele tá (sic) virando, indo bem. Acho que vai mais ainda”, disse. Suplementos fazem parte da alimentação do Leão. “Com muita vitamina, antioxidante e medicamentos para as articulações, que de vez em quando ele manca”, explicou a Mariana.

Kiara também recebeu 'presente' (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Quem foi se divertir junto com o aniversariante foi a funcionária pública, aposentada, Maria Aparecida Melo, 76. Ela também levou seu neto Adrian Melo, 08. “Achamos muito bonito”, disse. Moradora do centro de Piracicaba, ela buscou seu neto e foram juntos prestigiar o aniversário.

Nascido no próprio zoo no dia 26 de janeiro de 1993, o Leão Léo, é o animal mais velho do local. Vive num recinto de aproximadamente 400 metros quadrados. Ele nunca saiu do zoológico, mesmo no período em que o zoo ficou fechado de 2001 a 1° de maio de 2007. Léo não pode ter filhos, pois realizou uma operação de vasectomia, já que ele viveu junto com sua mãe e irmã, mas eles se separaram em 2000, conforme explicou a veterinária. Se caso Léo cruzasse com uma das duas, o filhote poderia nascer com problemas genéticos. 

 

Centenas de pessoas cantaram parabéns (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Reportagem: Reinaldo Diniz