Jovens realizam mutirão para limpar o Rio Piracicaba

09/02/2014 16:08

Grupo participou de um mutirão de limpeza (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Com a estiagem na região Sudeste e a pouca vazão do Rio Piracicaba, um grupo de jovens realizou na manhã deste domingo (09), um mutirão para coletar os lixos jogados indevidamente em vias públicas e em terrenos baldios, que acabam parando nas calhas do rio. A limpeza teve início às 6h e foi até às 10h.

Organizado por uma rede social, o evento contou com aproximadamente 40 participantes, que enfrentaram a alta temperatura, média de 36°C.

A iniciativa da limpeza surgiu quando o estudante Gabriel Penachioni, 16, viu uma foto de uma internauta do Rio Piracicaba com os dizeres: “Já que o rio está seco vamos limpá-lo”. “Falei: legal!”, disse o estudante. “Compartilhei, muita gente compartilhou, disseram para eu fazer, e decidi fazer”, completou.

 

Pneus, malas e capacetes foram encontrados no manancial (Foto: Reinaldo Diniz)

 

O grupo se concentrou na Ponte Pênsil e desceu o rio até a Ponte Estaiada.

Participando pela primeira vez como voluntário em uma ação, o gerente operacional, Fábio Campos, aproveitou a calamidade que o rio passa e retirou a sujeira do manancial. “Infelizmente nós mesmos fazemos isso, então temos que ter consciência disso e limpar. Aproveitar a situação e dar uma geral no rio, para melhorar a situação”, afirmou.

Já o Analista de Sistemas, Thiago dos Santos, procura sempre jogar o lixo no lixo. “Para não acontecer o que vivenciamos hoje”, disse. Santos completa, que não gostou da atitude da prefeitura em não apoiar o evento. “Mas todos se ajudaram e fizeram sua parte”, acrescentou.

Foram muitos lixos recolhidos, assim como: pedaços de mangueira, garrafas pet, sacolas plásticas, pedaço de pneu, papelão, mala, caixa de remédios e capacetes. Uma das voluntárias encontrou roupas, como camisetas e vestidos, além de sapatos.

 

Parte do que foi retirado do rio, foi levado pela coletora (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Jovens e adultos aderiram ao movimento (Foto: Reinaldo Diniz)

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz