Iraniano recebe o principal prêmio do Salão de Humor

24/08/2014 17:33

O grande vencedor que recebeu o Grande Prêmio Zélio de Ouro do 41° Salão Internacional de Humor de Piracicaba foi o iraniano Afshin Nazari. Nazari conquistou também 01° lugar na categoria cartum (imagem reproduzida ao lado), além de um prêmio em dinheiro no valor de R$ 15 mil.

Com direito a tapete vermelho, o anúncio dos premiados foi na noite deste sábado (23), no Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho), havendo em seguida a abertura da mostra oficial e paralela, e abertura do 12° Salãozinho de Humor de Piracicaba, a qual a divulgação dos vencedores, ocorre no dia 12 de outubro, dia das crianças e término do 41° Salão Internacional de Piracicaba.

Os visitantes também poderão obter informações sobre os 41 anos do Salão, em telas interativas, que exibem fotos, vídeos e textos.

O presidente da atual edição, o jornalista Evaldo Vicente, agradeceu os apoiadores e disse que “como o Salão não é discurso, o humor fala por mim”.

Para a secretária da Secretaria da Ação Cultural (SEMAC), Rosângela Camolese, o evento não é mais um patrimônio municipal, e sim, mundial. A titular também destacou o trabalho do CDHU (Centro Nacional do Humor Gráfico). “O CDHU trabalha durante todo ano. E o Conselho Consultivo é um bando de malucos, cheio de criatividades (Risos)”.

O mais importante deste evento é que podemos ter uma visão crítica, que assim, possamos ser formadores de opinião”, afirmou o prefeito municipal de Piracicaba Gabriel Ferrato (PSDB).

Na solenidade de premiação, foram divulgados os resultados das categorias cartuns, charges, tiras/HQs, além de menções honrosas e prêmios institucionais.

O primeiro lugar em charges foi também para o iraniano Ali Miraee. Na categoria caricatura, o campinense Robinson José da Silva conquistou a primeira colocação, retratando o compositor Cartola, em uma escultura de metal. Silva contou aos jornalistas presentes que “o Salão Internacional do Humor dá visibilidade aos artistas”.

Também Brasileiro, Raimundo Rucke foi o primeiro colocado na categoria Tiras/HQs.

Prêmios

Da Ucrânia, Vladimir Kazanevsky foi o vencedor do Prêmio temático Indignação, Rafael Limaverde venceu o prêmio Saúde Unimed.  O peruano Walter Alvarez Toscano ficou com o prêmio Câmara de Veradores com caricatura do presidente Vladimir Putin. Toscano já foi vencedor no prêmio Júri Popular

Alceu Marozzi Righetto, votação popular na internet, na edição 40 do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em 2013.

O prêmio Águas do Mirante foi para o brasileiro Moacir Knorr Gutierres. Segundo a SEMAC, foram distribuídos no total R$ 51.500 em dinheiro aos vencedores.

Menções

Neste ano o júri decidiu distribuir três menções honrosas para algumas categorias. Antônio Santos-Santiagu (Portugal), Jarbas Domingos de Lira Junior e Ulisses José Araújo (ambos brasileiros) receberam menções para a categoria Caricatura.

Já em cartum, José Antônio da Costa (Brasil), Mohammad Ali Khajali (Irã) e Stanila Liviu (Romênia), receberam menções honrosas. Reynerio Tamayo (Cuba) e Rodrigo de Lira Mineu (Brasil), recebram menções por dois trabalhos na categoria Charge.

Em Tiras/HQs, Alexander Dubovsky (Ucrânia), recebeu menção.

Também foram três no prêmio Indignação. Trabalhos da Itália, de Agim Sulaji, do Brasil, de Mauricio Peixoto Zampronha, e de Cubba, de autoria de Reynerio Tamaio, foram homenageados.

Serviço – 41° Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454, Piracicaba – SP. Visitação de quarta a sexta, das 10h às 18h. Sábados, domingos e feriados,d as 10h às 20h. Informações: (19) 3403-2615, (19) 3403-2620, (19) 3403-2621 e (19) 3403-2623. Programação completa no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz

Fotos: Reinaldo Diniz