Inscrições para o 7º Feimep seguem na reta final

30/06/2016 15:28

Os interessados em participar do 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba) têm até o dia 5 de julho para se inscrever no site oficial do festival.

Conforme a organização, todos os inscritos serão aceitos, mas ara que a inscrição seja concluída é preciso fazer o pagamento de R$ 120. Ainda segundo a organização, o festival oferece alojamento durante o evento, com monitores e segurança. “O custeio do transporte até o Feimep é de responsabilidade do estudante, que terá assegurado o deslocamento no percurso aula-alojamento-concerto”, informou a organização, por meio da assessoria de comunicação.

O evento ocorre de 17 a 23 de julho, com uma vasta programação artística e pedagógica, com materclasses de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Ainda há vagas para o 2º Encontro com Jovens Regentes, workshops de luteria e para o curso sobre o Método Dalcroze, que segue uma novidade para este ano.

O curso será realizado pela terceira ano, desta vez com a participação de crianças entre 7 e 9 anos. Até então, as aulas eram direcionadas apenas aos adultos.

Para esta edição, o responsável pelas aulas será o brasileiro radicado na Suíça, Iramar Rodrigues, que também exerce o cargo vice-diretor da Federação Internacional de Professores de Rítmica, que agrega 22 países. As aulas ocorrem de 18 a 22 de julho, das 14h às 14h50, e são indicadas a atores, bailarinos, professores, pedagogos, educadores físicos, interessadas em artes e estudantes de diversas faixas etárias.

Criado no início do século 20 pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques Dalcroze (1865-1950). “Dalcroze foi um dos grandes revolucionários da pedagogia musical, que é atualmente utilizada na preparação da formação dos músicos e das pessoas que utilizam a arte do gesto na sua profissão”, explicou Rodrigues, por e-mail enviado à Matéria Emplacada.

Segundo ele, que também atua no Instituto Dalcroze, na Genebra, esta pedagogia leva ao conhecimento da linguagem musical por meio da vivencia corporal, que une ritmo, métrica, compassos desiguais, melodia e harmonia. “A metodologia Dalcroze  esta ajudando e dando ferramentas aos professores e profissionais do ensino da musica nas universidades e conservatórios”, afirmou Rodrigues.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME