Secretário de Saúde enaltece chegada de residentes em Piracicaba

23/02/2015 10:07

Com o apoio da rede privada e do SUS (Sistema Único de Saúde), Piracicaba (SP) é pólo tecnológico em saúde e referência em nível estadual na área.

A afirmação foi feita pelo Secretário Municipal de Saúde Pedro Mello, em entrevista à Matéria Emplacada na manhã deste domingo (22), durante a prova que selecionará residentes médicos, para atuar nos hospitais públicos da cidade (foto). O processo teve 92 inscritos, e segundo a organização, foram 14 abstenções.

Osvaldo Bertolini Chaves, 26, candidato na área de clínica médica, está na expectativa. “Já que eu sou da cidade, estudar aqui é mais fácil, conhecemos o sistema de saúde e a equipe que trabalha nos hospitais. Tomara que dê certo”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde, estão sendo oferecidas 30 vagas em noves especialidades (medicina de família e comunidade, ortopedia, cardiologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, cirurgia feral, medicina do trabalho e urologia).  Conforme o titular da Pasta, apenas 20% dos médicos que atuam na cidade, possuem residência médica, o que preocupou o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB). “Estamos trazendo médicos de fora para se especializar nas nossas áreas. E pela experiência que temos, esses médicos acabam ficando em Piracicaba ou em seu entorno”, disse Mello.

Ele afirmou ainda que está sendo criando a figura do preceptor, supervisor do residente. “Estimulamos um valor agregado aos preceptores e a medida que eles evoluem tecnicamente, passam a ter um ganho maior”, afirmou. “Os residentes receberão ajuda de custo, como alimentação e moradia”, completou o Secretário.

A Pasta ingressou com o pedido de implantação de residência à CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica) em setembro de 2014, e segundo a Coreme (Comissão de Residência Médica de Piracicaba), o seu funcionamento independe de uma faculdade de medicina no município.

Em janeiro, a prefeitura, representantes do HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) discutiram implantação do curso de medicina na cidade. Piracicaba foi contemplada, em setembro, com 75 vagas anuais no curso de medicina.

“Faltava para nós, piracicabanos, ter também um pólo de ensino. Somos tradicionais no ensino em várias faculdades, como agronomia, engenharia e odontologia, faltava um desenvolvimento na área da saúde especificamente na medicina. Estamos na expectativa. Acreditamos que em junho já tenhamos um resultado final”, salientou Pedro Mello.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME