Guardas Civis realizam ato durante formatura de novos integrantes

28/05/2016 13:23

A Associação dos Guardas Civis Municipais de Piracicaba (SP) realizou um ato durante a formatura dos novos guardas civis, na manhã deste sábado (28). O evento ocorreu na Estação da Paulista e reuniu autoridades e familiares dos formandos.

Segundo a entidade, a prefeitura não cumpre a lei federal 12.740 sancionada pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT), em 2012, que garante o pagamento dos 30% do adicional de periculosidade aos Guardas Civis, e não fornece vale alimentação aos que trabalham por mais de oito horas por dia.

“É uma reivindicação antiga da categoria que não vem sendo cumprida. Então aproveitamos a formatura para recepcionar os novos integrantes, que já entram na corporação sem o direito sendo pago”, alegou o presidente da associação Marcos Cesar de Jesus Ramos. Os manifestantes utilizaram faixas e cartazes, e tiveram apoio dos vereadores José Antônio Fernandes Paiva (PT) e Laércio Trevisan Júnior (PR).

“A prefeitura se esconde atrás do Regime Especial de Trabalho dizendo que é o mesmo que o adicional de periculosidade, mas não é. O adicional é uma obrigação, inclusive existem guardas civis ganhando ações individualmente. Não queremos deixar esse passivo para os próximos prefeitos, bem como, gerar desmotivação na corporação em função de ter uma lei que não é cumprida”, salienta Paiva.

O prefeito Gabriel Ferrato (PSB) participou do evento e afirmou que “não olhamos a Guarda Civil de forma isolada, olhamos os servidores de forma geral, senão criam-se discussões e desiquilíbrios. O que é especifico diante da legislação a prefeitura cumpriu”, disse Ferrato.

Formatura – Piracicaba recebe 42 Guardas Civis às ruas. A cerimônia formou novos integrantes, que irão compor o quadro efetivo, composto por mais de 400 homens e mulheres, que atuam no Pelotão Escolar, Ambiental, Rural, Ciclístico, Cemel, Canil e na segurança patrimonial. Os formandos foram preparado pela escola da guarda durante os últimos quatro meses.

Conforme o comandante da Guarda Civil, Silas Romualdo, a formatura é o cumprimento de uma das ações do plano de governo municipal, em aumentar o efetivo da guarda “Fizemos um concurso que começou com três mil inscritos, matriculamos 51, desses, 42 foram admitidos porque concluíram o curso com aproveitamento. Isso significa que teremos mais de 42 guardas trabalhando em benefício à população”, afirmou o comandante.

Um dos formandos foi Cristiano Pessoa, 32. Emocionado, ele caracterizou a formatura como uma conquista pessoal. “Foi muito bom, os instrutores foram bem qualificados em todas as áreas passadas”, disse Pessoa, que serviu o Exército entre os anos de 1997 e 1999. “É uma alergia indescritível ter meu filho nesse posto. Foi uma batalha a cada dia”, disse a mãe Célia Pessoa, 62, que entregou o certificado ao formando.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Fotos: Reinaldo Diniz/ME