Festa do Divino inicia neste domingo com programação festiva e religiosa

02/07/2016 19:25

A Irmandade do Divino Espírito Santo inicia neste domingo (3), em Piracicaba (SP), a 190º edição da Festa do Divino. Com todas as atrações gratuitas, a manifestação popular segue até o próximo domingo (10), no Largo dos Pescadores, região da Rua do Porto. O evento tem apoio da prefeitura, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo).

A programação se divide em festiva e religiosa, e está sob a chefia de Adilson Menezes, 43. “Foi um ano dedicado aos 190 anos, porque com essa idade, merece ser feita uma festa bonita e marcante. Mesmo com a situação financeira que passamos atualmente, não diminuímos ou tiramos nada, principalmente no cardápio, em que os alimentos servidos são tradicionais. Então o público pode esperar muita dedicação da Irmandade”, afirmou Menezes.

Segundo o presidente da Irmandade, a expectativa é que o evento reúna um público estimado em 40 mil pessoas. Ainda conforme Menezes estão envolvidos na organização cerca de 150 voluntários. “A cada ano surgem voluntários em participar. Para quem tiver interesse, as portas estão abertas”, salientou. “Quem passa em frente ao nosso salão de festas, percebe que as portas estão sempre abertas, pois é para entrar e sentir-se em casa”, completou Menezes.

“É nítida a competência com que esta Irmandade faz o seu trabalho, principalmente trazendo a comunidade para perto. Como secretária, estou muito feliz com o trabalho realizado”, afirmou a secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto.

De acordo com a Secretaria, a Festa do Divino ocorre no rio Piracicaba desde 1826, se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, e atrai milhares de pessoas. Conta a história, que a Festa do Divino chegou à Piracicaba com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba.

Por volta das 16h, deste sábado (2), menos de 24 horas para o início da programação, os ajustes estavam nos momentos finais. Os voluntários se desdobravam para arrumar a cozinha e a decoração. Uma das voluntárias é Vera Moraes Sartori, 58, que atua como cozinheira da festa e participa desde 1980.

“Luis Sartori, foi um dos fundadores da Festa do Divino e iniciei um namoro com seu filho, após isso, me interessei pela festa. Comecei pegando garrafas, passados os anos, ajudei na cozinha e servindo os alimentos. É muito gratificante ajudar na organização desta festa maravilhosa. Me sinto bem”, explicou Vera.

Sua devoção pelo Espírito Santo também foi ressaltada. “De outubro do ano passado, a janeiro deste ano, fiquei em coma no hospital. Só estou aqui conversando com você, por fé que tenho no meu Divino Espírito Santo”, contou.

Programação

O evento religioso começa a partir da 9h, com uma Santa Missa e a tradicional derrubada e benção dos barcos no rio Piracicaba, e continua nos dias 4, 5, e 6, com a visita e benção das casas situadas na Rua do Porto, a partir das 13h, pelo padre Ronaldo Aguarelli e pelos festeiros Gabriel e Selma Ferrato. Além disso, ocorre a realização do tríduo solene, às 20h.

Já a programação festiva começa na quinta-feira (7) às 20h, com jantar e shows musicais. Uma das atrações é a cantora paraguaio-brasileira Perla, ícone na década de 80. Em uma rede social, ela gravou um vídeo convidando o público para a apresentação.

Para a sexta-feira (8), também no mesmo horário, a organização prepara um leilão, jantar e apresentação da Banda União Operária. Os interessados em fazer doações das prendas para o leilão, podem entrar em contato pelo telefone (19) 3434-9701, ou ir até a sede da Irmandade do Divino, na rua Moraes Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

No sábado (9), a partir das 11h, está programado um almoço, com apresentação da Congada do Divino, às 14h, e em seguida, às 15h, a procissão do Divino Espírito Santo, com o tradicional Encontro das Bandeiras e missa campal com o padre Ronaldo Aguareli. No mesmo dia, porém, a partir das 20h, ocorre um jantar, que terá opções como leitoa, frango a passarinho e cuscuz no bafo, e show da dupla Lucas e João Pedro.

Já às 9h, do último dia de celebrações, tem início uma procissão com a bandeira oficial do Divino Espírito Santo, seguido da solene Missa Campal e da passagem da bandeira aos Festeiros de 2017, Eduardo José Inforsato e Valéria Aparecida Ruiz Inforsato.

Às 11h, foram marcadas as apresentações da Congada do Divino, da dupla Luís Cassio e Devair, e do cantor Sheba. O evento será encerrado às 19h, com a salva de morteiros.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME