Fé e devoção marcam abertura da 190ª Festa do Divino

03/07/2016 14:28

Uma celebração religiosa, na manhã deste domingo (3), em Piracicaba (SP), seguida de procissão e da derrubada e benção dos barcos no rio que deu o nome à cidade, marcou o início da 190ª Festa do Divino. 

Realizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da prefeitura, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), a manifestação popular segue até o próximo domingo (10), no Largo dos Pescadores, região da Rua do Porto. Todas as atrações são gratuitas.

A Festa do Divino ocorre no rio Piracicaba desde 1826. “A festa está no Calendário Turístico do Município, é a mais tradicional da cidade e sempre atrai uma série de pessoas da nossa cidade e de outras regiões. Nossa expectativa é que o evento reúna, nesses sete dias, cerca de 40 mil pessoas”, afirmou a secretária de Turismo, Rose Massarutto.

Além das festividades que envolvem muita música e dança, a devoção, a fé e a solidariedade também são os principais alicerces da festa. “Sou católica e só posso dizer que é muita emoção, principalmente ter o Divino Espírito Santo na minha casa. Este ano foi difícil devido a tudo o que acontece no nosso país, mas eu olhava ao Divino e já via um conforto. Estou muito feliz em ter participado”, contou a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, Selma Aguiar Ferrato, que também foi festeira desta edição, ao lado do marido, o prefeito Gabriel Ferrato (PSB). “É uma festa cultural, mas extremamente religiosa. São 190 anos de muita fé do povo piracicabano, e que mobiliza muita gente. É muito bom esse fenômeno que nos faz bem. Que o Espírito Santo paire sobre nós e que nos dê força, para seguirmos em frente e fazer o melhor”, salientou Ferrato.

As celebrações deste domingo terminaram com a tradicional derrubada dos barcos no rio Piracicaba, ao som da Banda União Operária. Segundo a tradição, duas embarcações seguem carregadas pelos fiéis até o manancial. Uma foi levada somente por homens, outra apenas por mulheres.

Caetano Provenzano, 73, participa há 45 anos das festividades. “Tem muitos que saíram após dois anos de festa, mas no meu caso é diferente, foi uma promessa que fiz. Ficarei aqui até o fim da vida”, relatou Provenzano, considerado o rei da Congada, no município.

Programação

A programação se divide em festiva e religiosa, e está sob a chefia de Adilson Menezes, 43. “Foi um ano dedicado aos 190 anos, porque com essa idade, merece ser feita uma festa bonita e marcante. O público pode esperar muita dedicação da Irmandade durante esses dias de festa”, afirmou Adilson Menezes, presidente da Irmandade. Conforme Menezes, 150 voluntários estão envolvidos na organização.

O evento religioso continua nos dias 4, 5, e 6, com a visita e benção das casas situadas na Rua do Porto, a partir das 13h, pelo padre Ronaldo Aguarelli e pelos festeiros. Além disso, ocorre a realização do tríduo solene, às 20h.

Já a programação festiva começa na quinta-feira (7) às 20h, com jantar e shows musicais. Uma das atrações é a cantora paraguaio-brasileira Perla, ícone na década de 80. Em uma rede social, ela gravou um vídeo convidando o público para a apresentação.

Para a sexta-feira (8), também no mesmo horário, a organização prepara um leilão, jantar e apresentação da Banda União Operária. Os interessados em fazer doações das prendas para o leilão, podem entrar em contato pelo telefone (19) 3434-9701, ou ir até a sede da Irmandade do Divino, na rua Moraes Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

No sábado (9), a partir das 11h, está programado um almoço, com apresentação da Congada do Divino, às 14h, e em seguida, às 15h, a procissão do Divino Espírito Santo, com o tradicional Encontro das Bandeiras e missa campal com o padre Ronaldo Aguareli. No mesmo dia, porém, a partir das 20h, ocorre um jantar, que terá opções como leitoa, frango a passarinho e cuscuz no bafo, e show da dupla Lucas e João Pedro.

Já às 9h, do último dia de celebrações, tem início uma procissão com a bandeira oficial do Divino Espírito Santo, seguido da solene Missa Campal e da passagem da bandeira aos Festeiros de 2017, Eduardo José Inforsato e Valéria Aparecida Ruiz Inforsato.

Às 11h, foram marcadas as apresentações da Congada do Divino, da dupla Luís Cassio e Devair, e do cantor Sheba. O evento será encerrado às 19h, com a salva de morteiros.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME