Exposição em centro cultural retrata luta de mulheres latinas consagradas e pouco conhecidas

06/05/2016 07:38

Um olhar para a trajetória das mulheres latinas será retratado na exposição “Mulheres Latinas: História, Conquistas, Poesia e Espiritualidade”, que tem início nesta sexta-feira (6), na Sala Monet do Centro Cultural Martha Watts.

A exposição foi desenvolvida pelas artistas Regina Villara e Lilian Françoso e conta com 30 obras em papel machê, pintura acrílica sobre tela e técnica mista que remetem as indagações, explorações e aprofundamento destas mulheres. Uma delas é a poetisa e contista Cora Coralina (1889-1985) que, durante a maior parte de sua vida, dedicou-se a família e as causas e campanhas em prol do meio ambiente.

“Há anos, me dedico a leitura sobre a vida de mulheres que tiveram destaques em várias áreas do conhecimento humano”, afirma Regina, que cita, presentes na mostra, as conhecidas Mães da Praça de Maio e Sor Juana Inês de La Cruz, religiosa católica e dramaturga mexicana, considerada a última dos grandes escritores do Século de Ouro, que ocorreu em 1681.

Regina faz uma abordagem sob os aspectos históricos e de conquistas destas mulheres, algumas europeias, que são consideradas latinas por especialistas. Ainda nesta sexta-feira, das 15h às 19h, ambas se reúnem com o público para uma conversa, e abordarão suas linhas de pesquisas e trajetórias nas artes plásticas. A participação e visitação são gratuitas.

Já os trabalhos de Lilian possuem um olhar espiritual e poético. “Eles são voltados para uma questão filosófica, como a iconografia Pacha Mama, que é uma divindade dos povos andinos e incas relacionada com a terra, a fertilidade, a mãe, ao sagrado”, explica Lilian, que segue esta vertente desde quando iniciou a carreira artística, em 1996. “É o perfil dos meus trabalhos, independente do que aborde”, ressalta. Segundo ela, a produção das obras que serão expostas teve início há um ano e foram feitas exclusivamente para a exposição.

Serviço – Exposição “Mulheres Latinas: História, Conquistas, Poesia e Espiritualidade” de Regina Villara e Lilian Françoso. Visitação: 6 a 30 de maio, das 9h às 17h, na Sala Monet do Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1.257, Centro – Piracicaba/SP). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

 

Texto: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME