Exposição resgata história da USP Piracicaba

28/02/2015 16:18

Quarenta e quatro imagens históricas da USP/Esalq (Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) fazem parte da 2ª edição da exposição ‘Do passado ao presente’ realizada no Museu ‘Luiz de Queiroz’ até o dia 13 de março. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

As fotografias retratam a primeira metade do século 20 e do ano 2000 até 2010.  Imagens do início da criação do Parque, encontro de autoridades, além de imagens atuais de vários ângulos da Esalq compõe a mostra.

O público também pode conferir imagem da linha de bonde instalada em 1915 na cidade. Movido à eletricidade a primeira corrida do veículo ocorreu em 1916, e resistiu à modernidade até o ano de 1969, quando fez sua última viagem.

A exposição faz parte da Semana de Recepção aos ingressantes, e tem como objetivo sensibilizar os ‘bixos’ para que eles possam sentir-se parte da história da Escola desde a primeira semana de aulas.

“A exposição mostra, de uma forma simples, o início das atividades na Esalq, bem como sua criação e também, por meio de imagens, as modificações ocorridas em todo esse período de mais de 100 anos. Temos imagens antigas que datam de 1900 até 1960”, relata o especialista em projetos de museografia do SVCEx (Serviço de Cultura e extensão Universitária), Edno Dario.

Serviço – Exposição ‘Do passado ao presente’ até 13 de março, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, na Esalq. Av. Pádua Dias, 11, Vila Independência – Piracicaba (SP). Entrada gratuita. Informações (19) 3429-4305 ou emailsvcex@usp.br.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Acervo Museu Luiz de Queiroz/Divulgação/USP/Esalq