Entalhador e convidados promovem exposição no Museu Prudente de Moraes

18/07/2016 16:42

“Entalhe e Arte” é o nome da exposição que segue em cartaz até o dia 28 de agosto, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, em Piracicaba (SP).

A exposição é realizada pelo entalhador e professor desta arte, Aldo Pernambuco Sobrinho, com a participação de seis alunos convidados. Ele explica que o entalhe é a arte em produzir esculturas em madeira.

Na exposição, com entrada gratuita, foram utilizados diversos tipos de madeira como cedro rosa, peroba, imbuia e mogno. São peças de arte sacra, ornatos, molduras e design em geral, todas entalhadas manualmente.

“Fomos convidados pela direção do museu. A partir do convite expus aos alunos se estariam dispostos, e como já estão capacitados, aceitaram”, explicou o artista, que convidou Valéria Maria de Paula Fancelli, Nilceu Airold da Silva, Célia Cecília Salvaia, Sérgio Toledo, Antônio Pozar e Luiz Carlos Munhoz.

Segundo Sobrinho, a arte do entalhe ganha força tanto pela beleza das obras, quanto pela medida terapêutica. “O entalhe estava perdendo sua essência, mas com muito esforço venho mostrando novamente esta arte”, diz o artista.

Serviços – Exposição Entalhe e Arte. No Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 - Centro). Visitação até 28/08, de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 17h; sábado, domingo e feriados, das 12h às 16h. Entrada é gratuita. Mais informações: (19) 3422-3069.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Divulgação/Aldo Entalhe/Facebook