Divulgados vencedores do 1º Jovens Solistas da Orquestra de Piracicaba

18/06/2016 09:06

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) divulgou nesta semana os resultados do 1º Concurso de Jovens Solistas. Os vencedores foram os contrabaixistas paulistanos Gustavo Quintino, 28, e Rafael Figueredo, 25, e do violinista limeirense Matheus Baião, 22.

O diretor artístico e regente titular da OSP, Jamil Maluf, salientou que os concursos de solistas colaboram para a carreira dos jovens artistas. Ele mesmo já promoveu um concurso parecido quando assumiu a Orquestra Experimental de Repertório, no Theatro Municipal de São Paulo. “A proposta na Sinfônica de Piracicaba (SP) não tem sido diferente e a premiação valoriza o trabalho individual dos instrumentistas do conjunto”, afirmou Maluf, em nota, dizendo que como prêmio, os vencedores atuarão como solistas no concerto comemorativo ao aniversário de Piracicaba, marcado para o dia 20 de agosto.

Fizeram parte da banca avaliadora Maluf, o violoncelista André Micheletti e do maestro convidado Thiago Tavares.

Ainda por meio da assessoria de comunicação da OSP, Micheletti, afirmou que o concurso teve papel fundamental para testar a qualidade artística da orquestra. “Saímos extremamente felizes com o desempenho dos músicos e com a convicção de que o resultado agradará ao público do concerto”, afirmou.

Rafael Figueredo, contrabaixista na Orquestra de São José dos Campos e da orquestra de Câmara da USP, acredita que concurso dessa modalidade o ajuda na superação dos desafios e da insegurança.

 “Temos que lidar com sua própria adrenalina e com a banca avaliadora também, então desde o começo estava interessado em fazer por isso. Na hora que entrei no palco pensei: ‘vou ganhar isso aqui’. Esse pensamento me ajudou muito na hora porque me deu muita vontade de mostrar que estava bem preparada e que estava ali para ganhar”, contou Figueredo, que apresentou o primeiro movimento do concerto de Serge Koussevitzky, composto no final do século 20.

“É um concerto que gosto muito de tocar, pois consigo me expressar com ele”, disse o instrumentista, que já venceu três concursos com o movimento. “Mais uma realização, mais uma conquista”, comemorou Figueredo.

Conheça mais sobre os vencedores

Matheus Baião 

Natural de Limeira, aluno de Elisa Fukuda há seis anos. Desde 2010 é membro da Camerata Fukuda. Atuou por três anos na Orquestra Experimental de Repertório, onde foi vencedor no 22º Concurso Jovens Solistas (2012), o que lhe rendeu a oportunidade de atuar como solista da orquestra, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 2013, foi segundo colocado no 15º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, em Juiz de Fora. Aprimorou seus estudos com Eva-Christina Schönweiss, Stephan Picard e Rebekka Hartmann, na Alemanha. Além disso, participou da 4ª eliminatória do Programa Prelúdio, da TV Cultura. É bolsista da Fundação Magda Tagliaferro/Cultura Artística, classe da professora Elisa Fukuda.

Gustavo Quintino

Natural de São Paulo, é formado pela Escola Municipal de Música de São Paulo e Faculdade Cantareira, sob a orientação do professor de contrabaixo Marco Antonio Brucoli em ambas instituições. Atualmente recebe orientação do contrabaixista Pedro Gadelha. Participou dos principais grupos sinfônicos jovens de São Paulo. Em 2014, foi academista da Osusp, atuou na OMJ. Neste mesmo ano, foi um dos ganhadores do concurso Jovens Solistas, promovido pela Orquestra Experimental de Repertório. Em 2015, foi destaque no 46° Festival Internacional de Campos do Jordão e recebeu uma Menção Honrosa pela excelência musical. Atualmente é professor de contrabaixo na escola da LBV e é membro da comunidade Pianosofia.

Rafael Figueredo

Paulistano, formou-se na Academia de Música da Osesp na Escola de Música do Estado de São Paulo. Conquistou o 1º lugar em Cordas do Prêmio Machado Meyer, da Santa Marcelina Cultura. Participou como solista do festival de Musica nas Montanhas e com a Orquestra de São Caetano. Atuou como músico na Osesp, Orquestra Jovem do Estado e Instituto Bacarrelli. Participou de turnês na Alemanha, Holanda, Londres, Washington e Nova Iorque. Apresentou-se com a Orquestra de Porto Alegre, onde foi o ganhador do concurso para ingressar na orquestra. É primeiro contrabaixista na Orquestra de São José dos Campos e da Orquestra de Câmara da USP.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Divulgação/Rodrigo Alves/OSP