Diocese de Piracicaba celebra festa em comemoração aos 70 anos de existência

14/06/2014 04:25

Fiéis lotaram o Engenho Central; Grande ato foi às 16h com Missa de Ação de Graças (Foto:Reinaldo Diniz)

 

No último dia 07 de junho, a Diocese de Piracicaba presidida por Dom Fernando Masson, comemorou o septuagésimo aniversário. O evento ocorreu nas dependências do Engenho Central, e teve início às 12h e terminou por volta das 22h.

Durante 10 horas, milhares de fiéis passaram pelo local. Fiéis dos 15 municípios (Águas de São Pedro, Capivari, Charqueada, Corumbataí, Ipeúna, Mombuca, Piracicaba, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara D'Oeste, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra e São Pedro) que compõe a Diocese prestigiaram o evento.

De acordo com o padre Marcelo Sales, coordenador diocesano de pastoral, os preparativos tiveram início há um ano, foram 150 pessoas na montagem das estruturas, totalizando 500 pessoas envolvidas. Ainda, segundo o coordenador, os custos adquiridos serão revertidos aos apoiadores e nas despesas do evento.

Para o presidente da Diocese, o Bispo Dom Fernando Masson, é um momento de unidade, sobretudo pelo agradecimento pelo caminho feito pela Diocese. "Uma alegria ver isto acontecer. Agora como já disse em certas ocasiões, estes momentos extraordinários, não substituem o trabalho ordinário, usual de fidelidade, nas comunidades", afirmou o Bispo.

 

 

Dom Fernando Masson celebrou a missa das 16h (Foto:Reinaldo Diniz)

 

O momento alto do evento, foi às 16h, na missa solene em Ação de Graças, celebrada por Masson, o qual contou com a presença de bispos, padres, religiosos e diáconos. No início, dependendo da cidade, prefeitos, secretários ou vereadores, entraram portando as bandeira municipais, representando as 15 cidades participantes.

Um livro contando a história dos cinco bispos que passaram pela Diocese, foi lançado na festividade. (Veja mais na reportagem "Bispos piracicabanos são retratados em livro").

No local, 26 stands foram montados, para as 29 pastorais atenderam o público. Entre elas, a Pastoral Carcerária, fundada há 3 anos. De acordo com o Diácono Joaquim Donizete, animador da Pastoral, ela tem como objetivo "ser presente na igreja, no cárcere, diante das pessoas privadas de liberade". A Pastoral possui quatro unidades, duas em Piracicaba (Centro de Detenção Provisória e Centro de Ressocialização Feminino) e duas em Rio Claro (Centro de Ressocialização Feminino e Masculino).

No evento, diversas bandas religiosas animaram os fiéis presentes. A atração mais aguardada da festa, foi a banda Rosa de Saron, que cantou para aproximadamente 9 mil pessoas.

 

Reportagem:Reinaldo Diniz