Danilo Gentili fará avaliação de trabalhos no Salão de Humor de Piracicaba

11/06/2016 11:00

O apresentador e humorista Danilo Gentili integrará o júri de premiação do 43º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SP). A informação foi divulgada pela Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), na tarde desta sexta-feira (10).

Ao lado de Gentili, participam a professora Geisa duarte, o professor norte-americano Juhn lent, o cartunista cubano Ares, o secretário- adjuto de Cultura do Estado de São Paulo José Roberto Neffa Sadek, o cartunista paulista Gilmar Machado Barbosa e o jornalista José Pedro Martins. O grupo se reúne no dia 20 de agosto.

Mas para que os trabalhos sejam avaliados para concorrer ao prêmio que acumula a R$ 55 mil, eles precisam passar pelo júri de seleção, que será formado pela jornalista Leda Prata, o desenhista de uqadrinhos Rogério Vilela, o artista gráfico Érico San Juan, a coordenadora do setor educativo do Museu da Língua Portuguesa Marina Toledo, o publicitário Alex Sander, o professor de comunicação José Conrado da Silva e pela ilustradora Luli Pena. Eles se reunem nos dias 30 e 31 de julho.

"Eles darão um suporte maior para o Salã, não sabemos ainda quantos serão este ano, pois as inscrições ainda estão em andamento, mas ficam muito na faixa de 4 mil trabalhos inscritos. Então o júri de seleção tem um trabalho muito grande, pois têm que reduzir os inscritos para 400 que serão expostos. E o júri de premiação, desses 400, escolhem os 10 melhores", explicou o presidente do Conselho Consultivo do Salão, Adolpho Queiróz. "É uma tarefa árdua, e temos nos articulado no Brasil e no mundo para trazer especialistas de qualidade, para nos ajudar nesta tareafa, que é a mais difícil na organização do Salão", ressaltou Queiróz.

No ano passado o Salão de Humor contou com a inscrição de 2.984 obras; destas, 429 foram escolhidas: 128 cartuns, 114 caricaturas, 95 charges e 49 tiras/histórias em quadrinhos, além de 43 trabalhos com o tema corrupção. O evento é realizado pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do CEDHU (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba).

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Arquivo/Reinaldo Diniz/ME