Crianças conquistam prêmio no 11º Salãozinho do Humor

07/10/2013 12:15

Hellen Mariano, 10 e Renan Amaral, 13,sagraram-se campeões nas categorias de 7 a 10 anos e 11 a 14 anos, respectivamente, no 11º Salãozinho do Humor, um evento paralelo do 40º Salão Internacional do Humor de Piracicaba. 2.514 desenhos foram analisados por Amauri Ribeiro, Igor Brangaia, Maria Luziano e Daniel Ponciano, artistas gráficos que integraram o júri de premiação.

Além dos premiados, foram contemplados três desenhos que receberam Meções honrosas, Arthur Abari,8, Victor Gonçalves,10, Paola Suriano, 9 Diogo de Almeida, 14, Milena Antonio 14 e Maria Surrido, 13.

Colocando em prática a criatividade para a produção de desenhos que despertem o riso e a crítica foi a proposta que o Salãozinho fez aos estudantes de escolas públicas e particulares. Cada estudante participou com até duas sobras enviadas nas categorias, charges, caricatura, cartum e tiras /HQs. Foram aceitos desenhos com qualquer técnica e com tema livre.

A exposição abrangeu 108 obras na categoria de 7 a 10 anos e 124 na categoria 11 a 14 anos, vindas de Piracicaba, Atibaia, Campinas, Limeira, Mogi Mirim, São Paulo, Perdões (MG), Campo Bom (RS) e Maringá (OS), além da Argentina.

Turma do Chaves, papa Francisco, os presidentes Barack Obama e Dilma Rousseff foram caricaturados, gênero do humor que trabalha com distorção da fisionomia humana. Assim como Neymar, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e outros craques do futebol também foram desenhados na categoria caricaturas.

A mostra do Salãozinho compõe programação do 40º Salão Internacional do Humor de Piracicaba, um dos maiores e mais tradicionais eventos do gênero no mundo e fica em exposição até o dia 20 de outubro.

Reportagem: Reinaldo Diniz