Conheça Piracicaba em uma hora

30/01/2016 20:12

O 3º City Tour de Verão continua até o final de fevereiro e promove um passeio gratuito em um ônibus pelos espaços históricos, culturais e turísticos de Piracicaba (SP). O projeto iniciou na manhã deste sábado (30), e levou os moradores de Bauru (SP) Rosi e Laércio Stangherlin. A reportagem da ME acompanhou o casal na visita.

Com aproximadamente uma hora de passeio, o veículo passa por 25 pontos turísticos do munícipio. O embarque e desembarque principal ocorre no Casarão do Turismo, antiga olaria do século 19, onde atualmente serve de ponto de atendimento aos turistas. Quem acompanhou os passageiros na visita foi a guia de turismo Helena Maria de Oliveira, que explicou a história de cada local.

A Matéria Emplacada traz nesta reportagem curiosidades de alguns pontos turísticos. Após a partida, o primeiro ponto visitado é a Casa do Artesão, que fica na avenida Alidor Percorari, região do complexo da Rua do Porto, e que apoia artesãos e artistas. A avenida Doutor Paulo de Moraes possuem dois espaços que podem ser conhecidos, como a Área de Lazer do Trabalhador e a antiga estação da Companhia Paulista de Estrada de Ferro. "Hoje ela serve como um parque, temos a praça japonesa que é local excelente para conhecer. A Estação da Paulista tem também exposições e outras atividades culturais", disse a guia.

O ônibus percorre principais ruas e avenidas do município, como a Boa Morte, Independência e Governador Pedro de Toledo, "antiga rua do Comércio", confome Helena. Na rua Alferes José Caetano, fica instalada a Igreja São Francisco de Assis ou Igreja dos Frades. "Ela foi trazida pelos monges Capuccinos a pedido dos italianos que moravam no bairro Monte Alegre". Na mesma via pode ser vista a Igreja São Benedito, instalada na rua do Rosário. "Ela foi feita para os escravos. Infelizmente Piracicaba foi a terceira maior cidade escravagista do estado", relatou.

Uma novidade nesta edição é a possibilidade de embarque e desembarque no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, espaço que conta a história do primeiro presidente civil do Brasil, Prudente de Moraes, que também viveu no local que leva seu nome.

O Cemitério da Saudade, outro ponto visitado, entra no circuito turístico do município, conforme explicou a guia Helena. "Por causa dos mausoléus e das pessoas enterradas como Prudente de Moraes e Almeida Júnior". No muro do cemitério, artistas piracicabanos pintaram a cidade e figuras religiosas. "O certo é descer do ônibus e admirar os locais, porque passamos muito rápido", sugere Helena.

O ônibus ainda passa pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Cena (Centro de Energia Nuclear de Agricultura), Elevador Panorâmico Alto do Mirante e o Museu da Água Francisco Salgot Castillon. O último local visitado é a Casa do Povoador na avenida Beira Rio, na Rua do Porto. "O nome tem Povoador, mas ela não foi dele (Antônio Correa Barbosa, o Povoador). A casa foi construída depois que ele foi embora", disse.

Serviço – 3º City Tour de Verão.  Dias 31 de janeiro, e 06, 07, 09, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de fevereiro. Às 10h, 11h, 13h e 17h no Casarão do Turismo (avenida Alidor Percori – Rua do Porto); e às 10h20, 13h20, 14h20, 15h20 e 16h20 no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro).  Gratuito. Mais informações sobre os passeios do projeto City Tour de Verão – 3ª edição podem ser obtidas pelo telefone (19) 3403.1275, e-mail turismo.piracicaba@gmail.com ou site www.setur.piracicaba.sp.gov.br.
 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Fotos: Reinaldo Diniz/ME