Confirmado caso de Zika em Piracicaba

29/01/2016 21:45

Atualizada no dia 30/0/2016, às 12:48

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba (SP) confimou na tarde desta sexta-feira (29) o primeiro caso de Zika vírus no município. Conforme nota enviada pela assessoria de imprensa, a paciente é uma gestante entre 20 e 29 anos, moradora de zona oeste de Piracicaba. "O Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil em Piracicaba acompanha a gestante e o feto e informa que o bebê será devidamente acompanhado e monitorado após seu nascimento", disse o texto. Segundo a Secretaria, o vírus é autóctone, ou seja, que foi detectado no mesmo local onde ocorreu a transmissão.

O Zika é um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor também da Dengue e da febre Chikungunya. Com o aumento de casos de microcefalia no país, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus e a doença. A Secretaria afirmou que, até o momento, não existe registro de casos de microcefalia associados ao Zika em Piracicaba. 

O comunicado diz ainda que "a paciente foi submetida ao exame de ultrassom morfológico com resultado normal, inclusive em relação ao perímetro cranioencefálico do bebê".

"Todas as gestantes que apresentarem manchas avermelhadas na pele serão monitoradas pela Secretaria de Saúde", diz o texto. A Pasta orienta que todas as gestantes que apresentarem os sintomas citados devem procurar uma unidade de saúde mais próxima. 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME