Completando 41 anos, Salão de Humor é aberto

23/08/2014 14:28

Neste ano de 2014, Piracicaba (SP) se torna novamente a capital do humor gráfico. Cartunistas e chargistas locais, regionais, nacionais e até internacionais, poderão ser conhecidos neste sábado (23), na premiação do 41º Salão Internacional do Humor, que ocorre às 19h30 no Teatro Erotídes de Campos (Engenho Central).

Na solenidade de abertura, serão anunciados os premiados das categorias cartum, charge, caricatura e tiras/HQs, Prêmio Temático Indignação e dos Prêmios Águas do Mirante, Unimed, Câmara Municipal, Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto (votação pela internet). A obra que for considerada destaque entre os premiados, recebe o Grande Prêmio Zélio de Ouro, em homenagem a um dos criadores do evento, Zélio Alves Pinto. O artista pela obra premiada recebe o prêmio no valor de R$ 10 mil.

Logo após a cerimônia, os presentes poderão verificar os trabalhos que ficarão expostos no Armazém 14 do Engenho Central.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (SEMAC) e pelo Centro Nacional de Humor Gráfico (CDHU), o Salão de Humor deste ano, expõe 122 caricaturas (incluindo sete esculturas), 78 cartuns, 56 charges, 68 tiras/HQs e 44 desenhos do Prêmio Indignação.

Para Rosângela Camolese, titular da SEMAC, o Salão de Humor tem sido responsável por incentivar o pensamento crítico dos visitantes. “Os artistas que enviam seus trabalhos têm uma importante vitrine para evidenciar o pensamento dos quatro cantos do mundo”, disse a secretária por meio da assessoria de imprensa. Rosângela ainda continua dizendo que, “a expectativa é de realizarmos mais uma edição de sucesso, algo que tem sido a marca do nosso Salão”.

Juri

O juri de escolha dos vencedores da 41ª edição do Salão Internacional do Humor foi formado por Paulo Bonfá (humorista), Carlos Balladas (jornalista e presidente da Associação de Jornais do Interior de São Paulo (Adjori-SP)), Jorge Cunha Lima (escritor e jornalista), Luiz Carlos Fernandes (cartunista brasileiro), Elen Ospina (cartunista colombiana) e Luc Descheemaeker (cartunista belga).

Ingressos

Para a cerimônia de premiação no Teatro Erotídes de Campos, os ingressos gratuitos serão distribuídos até hoje (23). O prazo para retirada dos ingressos deve ser feitas até uma hora antes do evento.

Serviço - 41º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Cerimônia de premiação no dia 23 de agosto, sábado, a partir das 19h30, no Teatro Erotídes de Campos, Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454. Capacidade: 400 lugares. Ingressos gratuitos serão distribuídos a partir de sexta, 22, em horário comercial, e sábado, 23, até uma hora antes do evento. A abertura oficial da mostra principal e paralelas acontece em seguida, no Armazém 14 do Engenho. Entrada gratuita, não é necessário convite. Visitação de quarta a sexta, das 10h às 18h. Sábado, domingo e feriado, das 10h às 20h. Informações: (19) 3403-2615, (19) 3403-2620, (19) 3403-2621 e (19) 3403-2623. Também no site salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz

Foto: Acervo CDHU