Com baixa vazão, Passeio de Barco é realizado no Rio Piracicaba

02/02/2014 10:47

Devido baixa vazão do Rio Piracicaba, muitos não embarcaram pelo Pier Municipal

 

Com fé em Nossa Senhora dos Navegantes, 50 barcos, segundo os organizadores, entraram nas águas do Rio Piracicaba, na manhã deste sábado (01) para mais uma edição do Passeio de Barco, que neste ano de 2014, completa 17 anos. Em um percurso de 90 Km.

Durante cinco horas, os barcos acompanharam a imagem da Nossa Senhora dos Navegantes até Santa Maria da Serra. Com início marcado pelos fogos de artifício, ás 09h15, os barcos partiram. Quando passaram pela Ponte do Morato, as embarcações foram recepcionadas por uma chuva de pétalas.

 

Autoridas levaram a Santa até o barco: Rose Massarutto, Gabriel Ferrato e Roberto Moraes

 

O evento criado em 1999 pelo Engenheiro Agrônomo Benedito Moura, que durante uma audiência pública sobre a construção da barragem de Santa Maria da Serra, sugeriu criar uma expedição no Rio Piracicaba para constatar suas belezas e problemas. Sendo que no início contou com 7 pessoas, e no ano passado, sua 16ª edição, chegou a marca de 930 participantes. “O segredo é que conseguimos fazer o passeio se tornar uma festa. Tem quem leve bebidas, churrasqueiras e carnes”, contou Moura.

Devido à baixa vazão do Rio Piracicaba, muitos navegantes receosos evitaram partir do Pier Municipal, localizado no Largo dos Pescadores e saíram de outros pontos, como por exemplo em Ártemis. “É uma navegação difícil, tem trechos que vão ter que empurrar os barcos, pois não tem água suficiente”, disse o Engenheiro.

Antes de partir, às 09h00, o Monsenhor Jorge realizou uma benção aos navegantes, que contou com diversas autoridades, como a Secretária de Turismo, Rose Massarutto, o prefeito de Piracicaba Gabriel Ferrato e o Deputado Estadual, Roberto Moraes.

O evento promovido pela Gazeta Regional, contou com o apoio da SETUR (Secretaria de Turismo). Durante o evento, o GRU.DE (Grupo de Defesa do Meio Ambiente) colheu assinaturas dos presentes em defesa ao Meio Ambiente.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz