Celebrações marcam Dia de Santo Antônio em Piracicaba

13/06/2016 21:35

Mesmo com os termômetros marcando 5ºC em Piracicaba (SP), na manhã desta segunda-feira (13), o frio não espantou um grupo de dez fiéis que aguardavam o início da venda do tradicional bolo de Santo Antônio, padroeiro do município, em uma igreja na Praça José Bonifácio, no Centro. A abertura da comercialização começou às 5h, mas minutos antes, a doméstica Carmelita Pereira, 62, já estava na fila segurando uma bandeja para garantir os dois primeiros pedaços - cada pedaço continha 700 gramas e custava R$ 20,00.

"Temos a tradição de comprar o bolo todo ano. E comprar neste horário é melhor porque meu filho vai trabalhar logo de manhã e aproveita para comer o bolo", contou a doméstica, acompanhada do filho, o operador de processos, Edmilson Santos, 38. "Acredito que o a venda do bolo também ajuda a igreja financeiramente e na tradição", disse Santos.

Aos  62, o aposentado Luiz Pexe também segue a tradição que ultrapassa quatro gerações da família."Já faz mais de 20 anos que compro o bolo para minha sogra, filhos e netos Comprei quatro pedaços, que são muito gostosos", afirmou Pexe, que atuou como voluntário na preparação da celebração.

Conforme o padre Ronaldo Francisco Aguarelli, pároco da Catedral, a crise econômica no país afetou a produção do doce. "Tomei a decisão de não aumentar o preço do bolo, embora o material de produção subiu. Fizemos isso para facilitar a participação de todos nas festividades. Diminuímos o pedaço distribuído, mas enriquecemos o recheio com doce leite. Antes era goiabada", afirmou o religioso.

tomei a decisão de não aumentar o preço do bolo, embora o material de produção subiu e também nos produtos da quermesse. Fizemos isso para facilitar a participação de todos nas festividades.
Diminuímos o tamanho do bolo distribuído, mas enriquecemos o recheio com doce leite. Antes era goiabada"."

Programação extensa - A programação religiosa e festiva em comemoração ao dia de Santo Antônio, nesta segunda-feira, foi extensa. Foram celebradas missas às 6h, às 8h, às 10h e às 17h. Às 19h houve a quermesse, em que toda a arrecadação foi destinada ao cofres da igreja. Até a publicação dessa reportagem, a festa ainda ocorria.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME