CCMW expõe objetos guardados na reserva técnica

30/07/2016 10:40

Objetos que fazem parte da reserva técnica do Centro Cultural Martha Watts, em Piracicaba (SP), compõem a exposição “Histórias não contadas: objetos e suas histórias”. O período expositivo segue até o dia 26 de agosto no mesmo espaço de cultura, com entrada é gratuita.

As peças foram escolhidas e pesquisadas em março deste ano pelos estagiários Adriano Zaulkauskas, Fábio Martins e Maycon Costa e também, na época, pelo bolsista Gabriel Valentim, sob orientação das historiadoras Ana Paula Paschoaldeli e Vivian Monteiro, e pela coordenadora Joceli Cerqueira Lazier.

Joceli afirmou que o centro cultural possui diversos objetos na reserva técnica que por não comporem com a proposta museológica estão preservados, mas seu conhecimento fica restrito aos funcionários que cuidam dos acervos.

“Pensamos então em como poderíamos mostrar alguns desses objetos tendo em vista a importância histórica de cada um. Em conversa com funcionários e estagiários lançamos a ideia e os desafiamos a escolherem alguns objetos e pesquisarem sobre os mesmos”, afirmou a coordenadora.

“A partir da escolha dos objetos, começamos a conceber como seriam apresentados. Optamos por mostrar através de quatro ambientações”, ressaltou Joceli.

Ela relatou, ainda, que a exposição aborda temas como a Revolução Constitucionalista de 1932, jornais da década de 50 e 60, Copas do Mundo de 82 e 86, além de materiais que compõem salas de estar residenciais do século 20. A mostra conta com etiquetas explicativas.

Serviço – Exposição “Histórias não contadas: objetos e suas histórias”. Até o dia 26 de agosto, no Centro Cultural Martha Watts (rua Boa Morte, 1257, Centro – Piracicaba/SP). De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entrada Gratuita. Informações: (19) 3124-1889.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Divulgação/Fábio Martins/CCMW