Carnaval com saúde é a melhor opção

13/02/2015 08:22

O verão é a estação que traz mais alegria para todas as idades. Momento ideal para ir aos clubes e praias. Também é a época da festa mais animada do brasileiro: carnaval. Mas, para aproveitar bem a folia, é necessário tomar alguns cuidados em relação à saúde e bem estar.

No verão, devido as altas temperaturas, o corpo perde bastante água através da transpiração. Segundo o médico ortomolecular Luiz Jabbur, beba pelo menos um copo de 250 mililitros de água a cada meia hora, e tente andar sempre com uma garrafa de água. “A quantidade ideal de água varia de acordo com o peso. E a conta é simples: basta multiplicar seu peso por 0,035 e saberá quanto deve beber ao longo do dia”, explica.

O médico também afirma que bebidas alcoólicas desidrata o organismo. Então ele diz que o ideal é alterar este tipo de bebida com água para evitar, assim, a desidratação. Atitude seguida pela advogada Amanda Amaral Ramos Vieira, 23, que participará neste feriado de uma das maiores festas de carnaval do interior paulista, o Bloco Oba na cidade de Votuporanga (SP).

A analista de faturamento, Jaqueline Grin, 32, participou, no último final de semana, do tradicional desfile da Banda da Sapucaia, festa que anuncia a chegada do carnaval na cidade de Piracicaba (SP), e disse costumar ingerir bebidas destiladas com energéticos. Mas logo após a festa, ela garantiu que não dispensaria o açaí. Jabbur alerta muito cuidado com o uso de energéticos. “A cafeína presente em sua fórmula, mais o sabor adocicado, pode levar ao consumo em excesso e, quando isso acontece, pode causar taquicardia, perda do sono e agitação. Dentre outros sintomas”, alerta o médico.

Em relação as roupas, o especialista recomenda roupas leves e adereços como bonés e chapéus. “O meu vestuário é o mais confortável possível, blusinha leve, short, tênis e sempre com um adereço para dar uma alegrada, como tiara de flores, máscaras, colares, chapéu”, cita Amanda.

Ela também exemplifica a sua alimentação antes, durante e depois da festa. “Tento-me alimentar bem para poder aguentar o ritmo das festas. O almoço é a refeição que dá tempo de fazer direito, então sempre consumo um carboidrato para dar uma energia. Antes das festas é bom fazer um lanchinho leve e comer um doce. Já após as festas as opções são mais práticas, tipo, lanches, crepes, pizzas, pasteis ou caldo que são vendidos geralmente na saída da festa”, exemplifica a advogada, que diz realizar acompanhamento nutricional, porém, “não sigo uma dieta específica”.

Jabbur dá como dica, o consumo de vegetais e frutas. “Além de hidratarem, apresentam como característica, serem ricos em minerais que são perdidos na transpiração”. “Carnaval tem-se todos os anos, já a saúde é única”, finaliza o médico.

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Fran Camargo