Banda do Instituto Formar abre inscrições

27/02/2016 10:09

O Instituto Formar, em Piracicaba (SP), abre oportunidades para adolescentes nascidos de 1998 a 2004 para integrarem a Banda Musical João Romeu Pitolli. As inscrições gratuitas estão abertas de 1º de março a 31 de outubro e devem ser feitas na secretaria da instituição de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30, exceto feriados.

Após a inscrição, será agendada entrevista do candidato acompanhado pelo responsável com a coordenação de Projetos Culturais da entidade. Na sequência, será aplicado o teste de aptidão musical e, na última etapa, será realizada entrevista para avaliação socioeconômica da família.

Para integrar a Banda João Romeu Pitolli é imprescindível que o adolescente esteja matriculado no ensino regular da rede pública ou particular com 100% de bolsa. Conforme a faixa etária, o candidato deverá comprovar a conclusão do Ensino Médio.

O coordenador de Projetos Culturais do Formar, Mauricio Ribeiro explica que para ingressar no projeto, não é necessário saber tocar instrumentos. “Uma porcentagem muito pequena de candidatos vem sabendo algum instrumento, e os alunos fazem uma opção de acordo com a linha de percepção dos maestros, com orientação dentro dos critérios técnicos, de inclinação, aptidão e familiaridade com os instrumentos”.

A Banda Musical é composta por professores e maestros que ministram aulas de bateria, bumbo, surdo, caixa, pandeiro, saxofone, clarineta, flauta transversal, trombone, bombardino, tuba, saxofone e trompete e ainda participam das aulas de teoria musical.

De acordo com Mauricio Ribeiro, atualmente, a Banda Musical tem estrutura sistematizada com capacidade de aulas para 150 alunos e o trabalho alinhado com as orientações psicológicas, pedagógicas e de assistência sociais disponibilizadas pelo Instituto Formar.

Serviço - Banda Musical João Romeu Pitolli tem vagas abertas. Inscrições: 1º de março a 31 de outubro das 8h30 às 16h30.Local: Sede do Instituto Formar (Rua Gonçalves Dias, nº 721, bairro Piracicamirim em Piracicaba/SP). Informações: (19) 3437.8888.

 

Reportagem: Da Redação

Foto: Reinaldo Diniz/Arquivo/ME