Arrastão conscientiza preservação do rio Piracicaba

17/04/2016 09:46

Centenas de pessoas participaram do 22º Arrastão Ecológico. O evento ocorreu, na manhã deste sábado (16), na Rua do Porto, principal ponto turísitico de Piracicaba (SP). O Arrastão Ecológico ocorre anualmente e visa estimular a consciência ambiental sobre a conservação das margens e do rio Piracicaba. A atividade estava programada para o dia 12 de março, mas, segundo a prefeitura, as chuvas e à alta vazão do manacial impossibilitou a realização do evento.

"Passou o tempo em que precisamos tomar uma atitude em relação ao nosso ambiente. Que este evento repercute com outras ações educativas ao longo do ano", disse Josué Lazier, secretário executivo da Oscip Pira 21, um dos grupos realizadores do Arrastão Ecológico, e que tem como objetivo o fomento do desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da atual e futuras gerações. Lazier explicou ainda que a mudança de data afetou a participação de alunos da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba).

O evento contou com a participação de alunos da fanfarra da Escola Estadual Benedicto Evangelista da Costa, atiradores do Tiro de Guerra 02/028, alunos da Guarda Civil, alunos e educadores do Instituto Formar, da Fundação Raízen e da Associação Eclética Educando para o Esporte. "Diferente dos outros anos, o evento tomou um outro rumo. Esta semana o Centro de Controle de Zoonoses emitiu um alerta para que não façamos o recolhimento dos lixos nas margens do no rio, devido a bactéria presente no carrapato estrela, que transmite a Febre Maculosa", explicou Elizabeth Silveira Nunes Salles, bióloga da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), secretaria integrante da organização. Ela disse, ainda, que a ação teve um "foi um foco educativo que estimulou a participação da sociedade em ações contínuas". Diante do comunicado, os grupos saíram do Largo dos Pescadores, na avenida Beira Rio, e seguiram em passeata até o Casarão do Turismo, na avenida Alidor Percorari.

Uma dos idealizadores do Arrastão Ecológico foi o navegador José Carlos Masson, que não participou do evento "por motivos de força maior", segundo a prefeitura, que leu uma carta escrita por Masson. "Desejo sucesso e tudo transcorra bem", escreveu.

A secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto, destacou a "postura da população que não deu as costas para o rio". "O rio é importante para a cidade. Trazemos as artes, manifestações e percebemos a postura social. A Rua do Porto foi estruturada para que a população use-o bem", afirmou.

O prefeito Gabriel Ferrato (PSB) salientou que as ações desenvolvidas aos longos dos anos melhorou a qualidade do rio Piracicaba. "São as pequenas atitudes que são essenciais para a conscientização", disse.

Os participantes receberam instruções para os trabalhos, luvas e sacos plásticos para o recolhimento do lixo. Um dos participantes foi a operadora de montagens Rosemeire Barros, 34. "Primeira vez que participo de ação como essa. A empresa onde trabalho recebeu o convite e junto com meus colegas vim participar. Acho este evento muito importante para manter a nossa cidade limpa", disse.

A dona de casa Cristiane Novaes, 31, participou com a família. "Ano passado ajudamos bastante, quem incentivou a participação foi meu filho de quatro anos. Ele pegou o lixo, latinhas. Ele adora. Na escola, ele contou para os amigos, mostrou as fotos", disse Cristiane. Questionado sobre o destino do lixo, o pequeno Luis André respondeu: "joguei a água e a latinha fora". Este ano ele não quis saber em participar. "Meu dedo está dodói", disse ele segurando um saco plástico preto de lixo.

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME