Orquestra Sinfônica de Piracicaba abre programação do 7º Feimep

17/07/2016 20:36

A sétima edição do Festival de Música Erudita de Piracicaba (SP) (Feimep) foi aberta, neste domingo (17), no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do maestro Jamil Maluf.

Mas cerca de 30 minutos antes da apresentação foi possível conferir os integrantes da orquestra aquecendo seus instrumentos, conversando entre si ou até mesmo aproveitando os quitutes disponíveis.

Até o dia 23, o festival recebe uma extensa programação artística no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Parque do Engenho Central, e na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle). A organização lembra que os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com cerca de uma hora antes de cada apresentação. Quem tiver interesse, pode contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Lar dos Velhinhos do município. O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Piracicaba. Confira a programação artística completa no final da reportagem.

Além das atrações culturais, o Feimep também terá espaço ao ensino pedagógico. “O festival tem seu fundamento de ser democrático e aceitar todos os alunos inscritos. Em um ano conturbado para o país fizemos esforços para que o nosso povo tenha uma qualidade de música melhor”, afirmou o diretor artístico e pedagógico André Micheletti.

No dia 5 de julho, o Feimep encerrou as inscrições para as masterclasses de violino, violoncelo, contrabaixo, além do 2º Encontro de Jovens Regentes, workshops de Lutheria e curso sobre o Método Dalcroze. As aulas serão ministradas por 11 instrumentistas renomados no Brasil e no exterior.

Uma delas é a violoncelista alemã Helga Winold, que conversou com o musicista da orquestra Bruno Belluco, 21, pouco antes da apresentação deste domingo.

Helga Winold é doutora em violoncelo e leciona na Universidade da Flórida do Sul e integra a Orquestra da Flórida. É também autora do método para iniciantes no violoncelo Cellocity. “Helga é uma pessoa com muita experiência, teve contato com lendas deste instrumento, e tem muito a ensinar. Tenho certeza que as aulas serão muito boas e bacanas”, disse Belucco, que vive em Piracicaba e participa do festival pelo sexto ano consecutivo.

Além de Helga, participam Minna Chung (violoncelo) e os luthiers Mitsugu Gomikawa e Henrike Hahn, de Chicago. Entre os brasileiros estão Daniel Guedes, Alessandro Borgomanero e Rosnei Tuon (violino), Anselmo Melosi e Sérgio de Oliveira (contrabaixo), Alexandre Razera (viola) e Jamil Maluf (2º Encontro de Jovens Regentes).


Melosi e Oliveira conversaram com a Matéria Emplacada e comentaram suas expectativas paras as masterclasses. “São dez alunos que estão inscritos, iniciantes e com certa experiência, será um contato muito legal, é um festival voltado para musica clássica e muito importante para a cidade, que vem apresentando um desenvolvimento nesta parte cultural”, disse Melosi, professor de contrabaixo do Conservatório de Tatuí (SP).

Para Oliveira “se for como nos anos anteriores será um sucesso”. “Neste ano recebi as listas de alunos com cerca de dez alunos, todos eles com níveis bem altos, então a expectativa são de aulas bem interessantes”, salientou.

Oliveira, que foi solista de importantes orquestras brasileiras, ainda explicou como serão divididas as atividades. “Costumo trabalhar o repertório que eles estão fazendo na orquestra, com aulas individuais, cada um no seu nível, depois fazemos um grupo de Câmera, faço uma orquestra só de contrabaixistas e apresentamos”, explicou.

Serviço – 7º Feimep. De 17 a 23 de julho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central) e Empem (rua Santa Cruz, 1.155, Bairro Alto). Entrada gratuita. A bilheteria abre uma hora antes. Informações: (19) 3413-5212 ou www.feimep.com.br.

 

Confira a programação completa

 

Teatro Municipal Erotídes de Campos
 
18 de julho – segunda-feira – 20h
Quinteto BrasSamPa

19 de julho – terça-feira – 20h
Fukuda Cello Ensemble e tenor Jean William
Participação especial: Bebé Salvego

20 de julho – quarta-feira – 20h
Espetáculo Joias Russas, com o Quarteto Romanov

21 de julho – quinta-feira – 20h
Show de lançamento do álbum de Danilo Brito

22 de julho – sexta-feira – 20h
Concerto dos professores do Feimep

23 de julho – sábado – 20h
Concerto de encerramento do Feimep
Orquestra Acadêmica do Feimep
Regência: Jamil Maluf e alunos do 2º Encontro de Jovens Regentes

Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Concertos ao anoitecer
De segunda a sexta-feira, às 18h

18 de julho – Segunda-feira
Coro Infantil da Empem
Regência: Tania Pacca Perticarrari
Pianista: Rodrigo Bartsch

19 de julho – Terça-feira
Quarteto Safira

20 de julho – Quarta-feira
Bebé Salvego e Família
Convidada especial: Christy Choi  (violoncelo)

21 de julho – Quinta-feira
Lucas Farias (violino), Marina Martins (violoncelo) e Liliane Kans (piano)

22 de julho - Sexta-feira
Recital dos alunos do 7º Feimep

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME