Todas as artes de Bragaia

25/09/2014 23:20

Estudante e artista, Igor Bragaia, 17, expõe a partir desta sexta-feira (26), trabalhos feitos durante dez anos. A mostra ‘A arte de Igor Bragaia’ ocorre na Casa do Povoador até dia 26 de outubro, em Piracicaba (SP). Com entrada gratuita, o evento integra a programação paralela do 41° Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

“O público poderá ver grande parte de minha produção artística, meu crescimento na arte e, principalmente, no Salãozinho e Salão de Humor de Piracicaba, que foram maravilhosos na minha projeção artística, principalmente através do Eduardo Grosso (Coordenador do Centro de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico)”, destacou o jovem à ME.

Piracicabano, o qual viveu até o início do ano. O artista mora atualmente em São José dos Campos (SP), onde se prepara para o vestibular do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica). “São caminhos bem distintos, mas também adoro exatas”, disse.

Bragaia iniciou a desenhar com sete anos de idade, participando de oficinas de desenhos, onde sua mãe, Beatriz Bragaia, coordenava. “Após isso, entrei na aula de desenho propriamente dita, de modo que fiz aulas até os 14 anos, com três professores distintos: Sérgio Moereira, Joji Kussunoki e, mais recentemente, Rocco Caputo”, explicou.

Celso Mathias, Thiago Hoisel, Lucas Leibholz, Baptistão, Lézio Júnior, Feng Zhu e Dennis Zilber, são seus principais inspirantes. “Alguns, além de meus ídolos, se transformaram em amigos”, falou.

 Na exposição, podem ser conferidas caricaturas, pinturas clássicas, figura humana, além de estudos de personagens.

Júri

Em 2013, o estudante integrou o corpo de júri do 11° Salãozinho de Humor de Piracicaba, e afirma que para ser jurado há desafios a serem enfrentados. 

“Sua capacidade e habilidade são testados quando diante de você existem muitos trabalhos de boa qualidade. A escolha é um verdadeiro desafio”, explicou.

Questionado se existem vantagens e desvantagens de ser jurado ele respondeu: “Eu não diria vantagens, mas uma boa sensação em escolher os melhores trabalhos, principalmente sabendo que meus trabalhos já foram julgados antes. A desvantagem é justamente escolher poucos trabalhos diante de muitos outros excelentes. Ás vezes é muito difícil”.

 

Serviço – Exposição ‘A arte de Igor Bragaia’ na Casa do Povoador (Av. Beira Rio, 800 – Centro) em Piracicaba (SP). Visitas gratuitas de 26 de setembro a 26 de outubro, de segunda à sexta das 08h às 17h. Sábado, domingo e feriado, das 12h às 18h.

 

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal/Igor Bragaia