Paróquias celebram Corpus Christi

23/06/2014 12:46

Na paróquia São José, 400 metros de tapete foram montados (Foto: Reinaldo Diniz)

 

“Aquele que vai passar pelo tapete é alguém muito especial, é Jesus, nosso Rei, nosso Senhor”, testemunho do padre Marcelo Salles, da paróquia São José, sobre a tradição da montagem do tapete de Corpus Christi, data celebrada na última quinta-feira (19).

Na paróquia São José, localizada no bairro Paulista, o trabalho de montagem começou às 6h30. Diversas pastorais participaram, concluindo um tapete de 400 metros. Foram utilizadas, serragens tingidas de diversas cores, grãos de milho, arroz e feijão, todos doados pelos fiéis.

A estudante Bruna Bortoletto, 18, coordenou a montagem feita pela Pastoral da Juventude. Dois grupos da Pastoralparticiparam,Grupo de Jovens AMIC e Força Jovem. “Selecionamos as imagens, e cada um escolhe o que gostaria de fazer. Tem gente que gosta desenhar, outros gostam de montar”, contou a estudante.

Fiéis de diversas idades conferiram o tapete. Com 75 anos, a aposentada Rita Franzol, contou que anos atrás já participou da montagem, mas que este ano devido a compromissos não teve a oportunidade. “É muito gratificante. Mas ao mesmo tempo preocupante, devido ao medo que chova. É tenso”.  Convidada pela avó Rita, a estudante PietraFranzol, 12, não conhecia a tradição. “Muito legal. Mostra a opinião de Cristo”, disse.

“Lindo. Pela arte, mas principalmente pela mensagem. Cristo é vida e luz”, afirmou a escriturária Flávia Silveira, que esteve acompanhada da mãe, Inês, 68  e da filha Helena, 02.

Na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Frades),a missa em celebração ao “Corpo de Cristo” teve início às 16h, seguida de uma procissão até a Igreja Santo Antônio.

Segundo o pároco da Igreja, Frei Alberto Pegorago, o dia de Corpus Christi é a celebração do Corpo de Cristo presente no nosso meio. “O Cristo que deixou para nós o grande memorial, para repetirmos na nossa vida, não de forma qualquer, mas de forma bonita, com fé e esperança”, explicou.

 

Missa de Corpus Christi lotou igreja Sagrado Coração de Jesus (Foto:Reinaldo Diniz)

 

Reportagem: Reinaldo Diniz