Orquestra Acadêmica encerra Festival de Música Erudita

23/07/2016 07:47

Um concerto em que o público tem a possibilidade de conferir a vitalidade de 46 jovens instrumentistas é o que promete a Orquestra Acadêmica do 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba). A atração encerra a sétima edição do evento e acontece neste sábado (23), às 20h, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central. A distribuição gratuita dos ingressos começa uma hora antes do espetáculo.

A Orquestra Acadêmica é formada ao longo do Festival, que teve início no dia 17, e fez seus ensaios no período da manhã. A qualidade do resultado deve impressionar ao público, avalia André Micheletti, diretor artístico e pedagógico do Feimep. “Extrair intensidade rítmica de uma orquestra, em apenas uma semana, é tarefa para poucos, especialmente quando a formação é de músicos jovens. Desde o ano passado temos esse trabalho sendo feito pelo maestro Jamil Maluf, o que reflete de forma considerável no resultado”, avalia Micheletti.

Composta por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, a Orquestra tem como peculiaridade a alternância da batuta entre Jamil Maluf e três “novos maestros”, que participaram do 2º Encontro de Jovens Regentes do Feimep. “Um violinista, quando termina a aula, leva o violino embora. O mesmo acontece com outros instrumentos, mas um regente não tem como carregar os músicos para a casa. O maestro precisa de uma orquestra. É uma singela recompensa aos estudantes pelo desempenho no curso”, diz Maluf. 
Repertório – A primeira peça do programa, sob regência de Maluf, é Serenata para cordas, op. 20, em mi menor, escrita pelo compositor Edward Elgar em 1892 e dedicada à sua esposa, Alice, por ocasião do terceiro aniversário de casamento.

A segunda obra do concerto é Eine Kleine Nachtmusik, K.525, conhecida como Pequena Serenata Noturna de Mozart, estreada em Viena, em 1787. Conforme explica o maestro Jamil Maluf, Mozart tinha um espírito jovem e a música reflete o clima de encerramento do Feimep.

O primeiro movimento, Allegro, tem condução de Lucas Araújo, de 25 anos, natural de Ribeirão Pires (SP), que há três anos faz aulas de regência orquestral com o maestro Roberto Tibiriçá e rege o coral e orquestra da Igreja Batista de Santo André.

Na regência do movimento Romanze: Andante está o paulistano Allan Dantas, de 24 anos, bacharelando em regência pela Unesp, enquanto as outras duas partes da peça, Menuetto: Allegretto e Rondo: Allegro, recebem a batuta de Felipe Ayala, 25, de Brasília, maestro e arranjador da Orquestra VGMus e diretor do coro e da orquestra de Cordas do Conservatório de Música e Artes de Brasília e do Coro Italiano da UnB (Universidade de Brasília).

Jamil Maluf reassume a batuta em Mourão, obra de Guerra-Peixe, com o acompanhamento, na percussão, dos estudantes do Projeto Guri – Polo Piracicaba, supervisionados por Jô Totti. São eles Victor Uriel (triângulo), Isabela Hilário (surdo), Pedro Santin (pandeiro) e Lazos Battonay (agogô). Também participa Thomas Ferreira, na caixa, integrante do projeto Santo Antônio de Música, de Conceição do Coité, na Bahia.

Serviço – Concerto de encerramento do 7º Feimep. Sábado, 23, às 20h, no Teatro Erotides de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. A distribuição de ingressos tem início uma hora antes. Mais informações: www.fb.com/festivalfeimepwww.feimep.com.br ou (19) 3413-5212.

 

Reportagem: Da Redação

Foto: Arquivo/Reinaldo Diniz/ME