Jovens piracicabanos levantam cedo para montagem do tapete de Corpus Christi

04/06/2015 11:28

Nem a baixa temperatura que atingiu Piracicaba (SP) logo nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (04), atrapalhou o trabalho dos fiéis que se reuniram na Igreja Imaculada Coração de Maria, para montar o tradicional tapete de Corpus Christi, que pela Igreja Católica significa o Corpo de Cristo.

A confecção é tradição há sete anos na paróquia, e neste ano o tapete terá 700 metros. Todos os participantes ouvidos pela ME, iniciaram o trabalho por volta das cinco horas da manhã, e segundo o coordenador litúrgico, Thiago Torina, 21, a finalização deve ser ao meio-dia.

A reportagem chegou ao local às 6h30, e o número de pessoas envolvidas na montagem ultrapassava de 25. A grande maioria de participantes era de adolescentes, o que impressionou o pároco Humberto Vega Auiña. “Significa uma grande esperança, porque a juventude é aquela que tem o vigor da força. É incrível que eles gostam e participam”, afirmou.

“Na comunidade é importante, é o sangue novo trilhando o caminho do Senhor”, ressaltou o técnico em contabilidade, Edison Piacentini, 63, que desenhava a consagração cristã. “Vale a pena, para o ego da gente é muito bom”, disse.

Para a estudante Mariane Regonha, 21, que participa pela sexta vez, “é sempre uma alegria”. “É um gosto enfeitar a rua para Nosso Senhor passar”, disse Amanda.

De um lado para o outro, carregando baldes com diferentes tipos de serragens, estavam os irmãos Maurício, 13, e Murilo Almeida, 15. “É bonito. Vale a pena estar participando”, ressaltou Murilo. Acordar às cinco horas não é problema quando se trata do Corpus Christi. “Acordamos com ânimo”, comentou Maurício.

Corpus Christi na cidade

Segundo informou a Diocese de Piracicaba, as paróquias da cidade que confeccionam os tapetes nesta quinta estão: Imaculada Coração de Maria (Paulicéia), Santa Cruz e São Dimas (São Dimas), Santa Clara (Cecap) e São Francisco Xavier (Itapuã).

O bispo diocesano Dom Fernando Mason preside a Celebração Eucarística na Estação da Paulista, sendo que a concentração terá início às 15h30 e a missa às 16h. A missa será concelebrada por vários sacerdotes. Logo após, será realizada procissão até a Catedral Santo Antônio, descendo pela rua Governador Pedro de Toledo até Moraes Barros. Na Catedral ocorre bênção e a adoração do Santíssimo.

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto: Reinaldo Diniz/ME