Fundação municipal inaugura biblioteca

27/03/2014 10:14

Bilbioteca se localiza na av. Monsenhor Martinho Salgot, Vila Areão (Foto: Reinaldo Diniz)

 

A Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) inaugurou na manhã desta sexta-feira (25), a ampliação de sua biblioteca. Antigamente o espaço contava com 465 m2. Com a reforma - orçada em R$1,8 milhão, sendo R$ 500 mil em compra de mobílias – o local passa a ter 1.465 m2.

Para o diretor-executivo da Fumep, Antônio Carlos Copatto, a biblioteca é o coração de uma instituição de ensino. Estando de acordo o prefeito de Piracicaba, Gabriel Ferrato (PMDB). O prefeito, presente na inauguração, destacou a participação de Copatto na instituição. “Copatto é a altura da importância”.

O novo local também passa a ser um espaço cultural, sendo que esse ano pode integrar a paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Porém, pode integrar outros eventos culturais. “Estamos acordando que quando não houver exposições, possamos trazer obras da Pinacoteca. Somos, também, os interlocutores da tramitação para que a cidade tenha mais um espaço cultural”, disse a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

A biblioteca dispõe de ambientes climatizados, base de dados on-line, rede wireless. “Ela têm toda parte de livros, jornais, acervos técnicos. Trabalhos de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) estão todos cadastrados”, destacou Copatto.

Estudante do primeiro semestre em administração, da Fumep, e estagiária na biblioteca, Bruna Correa, 17, destaca a facilidade para os alunos e para os funcionários com as novas tecnologias implantadas. “Antes era pequeno, para trabalhar e até para estudar, agora têm mais espaços, terminais de consultas nos computadores”.

O bibliotecário, Guilherme Belíssimo, funcionário há cinco anos do espaço, disse que houve aquisição de forma adequada. “A biblioteca ganhou espaço para crescer durante 20, 30 anos”.

A biblioteca é aberta para alunos, funcionários e comunidade, de segunda à sexta-feiras, das 7h30 às 22h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30. Porém, como afirmou Belíssimo, somente alunos e funcionários podem realizar empréstimos de materiais.

Abaixo, confira cliques da solenidade de inauguração.

 

Autoridades estiveram presentes (Foto: Reinaldo Diniz)

"A biblioteca é o coração de uma instituição de ensino", afirmou Antônio Carlos Copatto (Foto: Reinaldo Diniz)

O vereador Carlinhos Cavalcante (segundo da esquerda para direita) afirma que Copatto "transforma coisas melhores para atender a comunidade" (Foto: Reinaldo Diniz)

A biblioteca realizará paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como ressalta Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural (Foto: Reinaldo Diniz)

Atualmente a biblioteca dispõe de 26.656 exemplares de livros (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Reportagem: Reinaldo Diniz