Feimep traz concertos de alunos e professores, nesta sexta-feira (22)

22/07/2016 06:49

Nesta sexta-feira (22), professores e alunos do 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba) integram o cronograma de espetáculosLeia a programação completa no final da reportagem.

Às 18h, na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), os alunos que participam das masterclasses com professores do Brasil, Estados Unidos, Canadá e Suíça, se unem na sala de concertos da instituição para apresentar uma série de peças. A apresentação tem duração prévia de uma hora. Até o início da tarde desta quinta-feira (21), o programa era montado, mas foi possível conferir, entre os compositores escolhidos pelos próprios alunos, Johann Sebastian Bach e Pyotr Tchaikovsky. 

“O recital é bem variado, pois são músicas que eles já vêem trabalhando e praticamente estão prontas. Na verdade é um grande fastígio de compositores e instrumentos”, diz o diretor do Feimep, o violoncelista André Micheletti. A apresentação também faz parte do projeto Concertos ao Anoitecer.

Mais tarde, às 20h, será possível conferir no Teatro Municipal ErotÍdes de Campos, no Parque do Engenho Central, o concerto dos 11 professores renomados no Brasil e no exterior

O programa foi dividido em seis peças, alternando os músicos para cada peça. O repertório terá início com Suíte Gulliver para dois violinos, com os brasileiros Alessandro Borgomanero e Daniel Guedes.

Em seguida, Borgomanero em parceria com a violoncelista canadense Minna Rose Chung (Foto) apresentam La Follia, de Arcangelo Corelli (1841-1904).

Ela salienta, ainda, que “tem sido uma semana agitada”. “Os professores têm muito pouco tempo para os ensaios, mas estamos todos de bom humor e esperamos que tenhamos um bom tempo a tocar juntos no show”.

Minna afirma, ainda, que o momento da apresentação será de felicidade e oportuno para a troca de experiências. “O aspecto mais importante para mim é o respeito das nossas sensibilidades musicais como artistas, porque passamos uma parte significativa de nossas vidas de absorção da música”, afirma a instrumentista.

Ao todo, a programação tem duração de 83 minutos. Ainda participam os brasileiros Alexandre Razera (viola), André Micheletti (violoncelo) e Sérgio Oliveira (contrabaixo); Já do exterior participa, além de Minna Chung, a estadounidense Helga Winold (violoncelo).

Realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Ação Cultural, os ingressos para ambos os espetáculos são gratuitos, mas devem ser retirados com cerca de uma hora antes de cada apresentação. Quem tiver interesse pode contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Lar dos Velhinhos do município.

 

Confira a programação completa

 

Teatro Municipal Erotídes de Campos
Sexta-feira e sábado, às 20h


22 de julho – sexta-feira 
Concerto dos professores do Feimep

23 de julho – sábado
Concerto de encerramento do Feimep
Orquestra Acadêmica do Feimep
Regência: Jamil Maluf e alunos do 2º Encontro de Jovens Regentes

Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Concertos ao anoitecer
Sexta-feira, às 18h

22 de julho - Sexta-feira
Recital dos alunos do 7º Feimep

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto:  Reinaldo Diniz/ME