Feimep prorroga inscrições para curso sobre o método Dalcroze

11/07/2014 11:57

Curso sobre método Dalcroze será ministrado pelo Prof. Iramar Rodrigues (Foto: Divulgação)

 

Piracicaba sedia, de 20 a 26 de julho, a quinta edição do Feimep (Festival Internacional de Música Erudita). Uma das novidades é a vinda de Iramar Rodrigues, brasileiro radicado na Suíça há 40 anos, que irá ministrar o curso A Rítmica Dalcroze – Uma Educação por e para a Música, com inscrições até a data de realização, 21 de julho. Basta acessar o site www.feimep.com.br para garantir a vaga.

Criada no início do século 20 pelo músico e pedagogo austro-suíço Émile Henri Jaques Dalcroze (1865-1950), a rítmica Dalcroze promove a integração da melodia musical com a expressão corporal. Seus princípios influenciaram a dança, as artes cênicas e a educação física, além de músicos, coralistas, compositores e regentes no mundo todo.

As aulas serão realizadas na Estação da Paulista, das 8h30 às 13h, de 21 a 25 de julho. A taxa de inscrição é de R$ 100. O encontro é aberto educadores, atores, dançarinos, bailarinos e pessoas interessadas em artes, assim como estudantes de diversas faixas etárias e de escolas e projetos de música e alunos de universidades e conservatórios.

Por meio de um processo totalmente interativo, o curso é realizado com jogos, atividades musicais, improvisos e dramatizações para trabalhar questões como imaginação e criatividade, movimento corporal e sonoro, improvisação vocal e instrumental, metodologia da escrita musical, ritmo e coordenação motora.

Iramar é formado em piano pelo Conservatório Musical de Uberlândia e pela Universidade de Uberlândia. Licenciado em 1974 pelo Instituto Dalcroze, em Genebra, ele atua como professor de rítmica – solfejo na mesma instituição. É também professor de Iniciação Musical Método Willems, no Conservatório Popular de Música de Genebra, e Pedagogia da Rítmica, na escola de formação de professores de educação pré-primaria.

Conforme André Micheletti, coordenador artístico e diretor pedagógico do Feimep, a ideia de prorrogar as inscrições para as aulas sobre o método Dalcroze se dá pela qualidade do curso, que foi realizado em 2011, na segunda edição do Feimep, com aproximadamente 70 alunos. “O Iramar Rodrigues é considerado o embaixador da pedagogia Dalcroze no mundo, que é pouco difundida no Brasil, mas importante por trabalhar com a educação musical por meio do corpo humano. Tenho certeza que iremos atrair um número considerável de interessados para as aulas.”

Micheletti lembra que a proposta do Festival é oferecer uma completa imersão aos participantes no meio musical, com masterclasses e ensaios. “O evento contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional dos novos músicos e favorece a região, com a ampliação das práticas culturais e a disseminação da música erudita”, destaca, ao lembrar que as aulas terão a presença de 220 alunos, que se aprimorarão em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano e no Curso de interpretação das obras de Bach para cordas.

O evento é promovido pela Prefeitura do Município de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Associação Amigos Mahle. A programação artística, gratuita e aberta à população, será aberta no dia 20, às 17h, no Teatro Erotídes de Campos, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba sob regência de Jamil Maluf. O maestro também fará o concerto de encerramento, dia 26, às 20h, com a Orquestra Acadêmica do Festival.

Ainda no Teatro Erotídes estão programadas apresentação de Nigel North ao alaúde e André Micheletti ao violoncelo, às 20h do dia 22; e concerto dos professores do Feimep, dias 24 e 25, às 20h. Na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) ocorre o Concerto da Orquestra de Câmara da Adec (Academia de Desenvolvimento Educacional e Cultural), sob regência de Ivan Bueno, às 18h do dia 21.

 

Reportagem: Da redação