Exposição retrata últimos 42 anos do Divino

03/07/2014 11:58
Festa do Divino será retratada em mostra; Foto mostra preparativos (Foto: Odair Jorge Demarchi/Arquivo Pessoal/Divulgação)
 
 

Com a chegada da 188ª Festa do Divino de Piracicaba, que têm início na próxima segunda-feira (06) e se estende até o dia 13, a Casa do Povoador abre amanhã (04), a partir das 20 horas, a exposição “Divino: Uma Visão Contemporânea”.

A mostra é um evento paralelo à Festa, e conta com fotografias, esculturas, objetos, gravuras, cerâmicas e pinturas. Segundo o curador Odair Jorge Demarchi, a exposição tem como principal objetivo, mostrar um trabalho artístico contemporâneo. “Outro ponto importante, é que a exposição, por ter um gerador ‘Divino’, torna-se didática”.

As fotografias expostas, de acordo com Demarchi, retratam cenas do ano de 1971 até 2013. O curador afirmou ainda, que as imagens foram “cedidas gentilmente” pelos fotógrafos: Antônio Donizete Raetano, Aristeu Victor, Christiano Diehl Neto, Giseli Rosa, Haroldo Victor, Jorge Kiehl, Nascimento e Shirlei Tatsukawa. “Através de contatos de populares festeiros da Festa do Divino, pedimos seus registros e com convite para alguns fotógrafos da cidade, (as fotos) foram escaneadas e adesivadas”, relatou.

Os demais objetos expostos, entre eles do Grupo In Vento de Cerâmica, têm como autores: Adalgiza Vaz Rimoli, Alda Petersen, Alzira Ballestero, Oda Demarchi, Flávio Camargo, Lídice Salgot, Luisa Libardi, Lilian Françoso, Marcia Guiball, Marcos Nozela Gil, Muguel Sanches, Natal Gonçalves, Palmiro Romani, Pedro Zagatto, Raphael Ramiro Junior, Virgínia Nocollleti e Virgínia Welch.

Demarchi afirma que todos os trabalhos merecem destaque por apresentar diferentes propostas e técnicas permitindo ao público diversas leituras, criando maneiras especiais de ver o significado da Festa do Divino. Segundo ele, a exposição se baseou a partir de um projeto da Casa do Povoador, e o convite para a curadoria, veio através dos próprios artistas envolvidos.

Na abertura e durante o período expositivo, a Bandeira da Festa terá um papel importante na mostra. De acordo com o curador, ela terá uma proposta interativa, “com pessoas amarrando as fitas e reforçando seus pedidos e sua Fé”, disse.

Serviço - Exposicão: Divino: Uma Visão Contemporânea Abertura: 04/07 – 20h Visitação: 05 à 27/07 – Seg. a Sex., das 8h às 17h; Sab., Dom e Feriados, das 8h às 18h Local: Galeria “Alberto Thomazi” Casa do Povoador (Avenida Beira Rio, n° 800 – Rua do Porto)

 

Reportagem: Reinaldo Diniz