Emplacadinha: Leitura através dos tempos

01/07/2014 12:00

Os imãos Martins (Vinícius, 11 e Marcela, 07) fizeram aniversário no dia que a reportagem esteve na feira; Para eles, a leitura é um processo de aprendizagem (Foto: Reinaldo Diniz)

 

Você gosta de ler? Qual o seu gênero favorito? Seja de histórias, de atividades, com recursos sonoros e até em 3D, os livros sempre foram materiais de aprendizagem. Foi com isso, que a loja Giz de Cera, instalada no Shopping Piracicaba, realizou até ontem (30), uma feira de livros que reuniu grande variedade de títulos e preços para todos os bolsos.

A partir desta semana, a Matéria Emplacada, lança a “Emplacadinha”, com informações e reportagens para as crianças de todas as idades.

 Durante a realização da feira, a Emplacadinha esteve lá, e conversou com uma criançada que “viajam” pelo mundo da fantasia.

Acompanhada da avó Elizabeth, Natália Eduarda Bonfim, 07, confessou que já leu cinco gibis no mesmo dia. “Desde que aprendi a ler, fui gostando. Agora ‘devoro’ os livros”, contou à Emplacadinha, escolhendo os livros e pedindo para avó comprar. Natália começou a ler há um ano. Segundo ela, a tia foi a primeira pessoa que a incentivou na leitura. “Ela escrevia alguma coisa e eu tinha que ler”, disse.

Questionada sobre o que acha dos livros com recursos, Natália afirma que “fica mais legal”.

Desde os dois anos de idade, agora com seis, Laura Sacaro, prefere os livros de aventuras, citando como exemplo, “O Mágico de Oz”, do escritor estadounidense Lyman Frank Baum, que conta a história de uma garota e de seu cãozinho Totó, que ajudam um espantalho, um leão e um homem de lata a ter seus desejos realizados pelo Mágico da Terra de Oz.

Para Laura os personagens são legais. Ela estava junto com sua mãe, a vendedora Vanessa Sacaro. Ela afirmou que a filha tendo o contato com os livros “ajudará na descoberta. Isto é importante”.

Sendo incentivada a ler na escola, a estudante Gabrielle Lopes, 11, também prefere os livros de aventura. De acordo com ela, os livros distraem, são interessantes e aprende a escrever melhor.

Feira

O quiosque Giz de Cera realizou pela primeira vez, até o dia 30 de junho, na Praça de Eventos Sul do Shopping Piracicaba, uma Feira de livros. De acordo com a gerente Caroline Ferreira, a Feira teve como benefícios “estimular as crianças no hábito da leitura”.

Mais de três mil títulos estiveram disponíveis, a maioria com preços acessíveis e maior parte dos livros eram voltados ao público infantil e juvenil.

 Caroline apontou os diferentes tipos de livros expostos: De banho (plastificados), culinária, kits interativos, sonoros, entre outros.

 

Mais de três mil livros estiveram a venda na feira (Foto: Reinaldo Diniz)

 

 

Reportagem: Reinaldo Diniz