Danilo Brito traz composições de 5º álbum ao Feimep

21/07/2016 07:00

Considerado pela mídia como um dos mais importantes intérpretes do mundo e composições de Choro, o bandolinista Danilo Brito sobe ao palco do Teatro Municipal Erotídes de Campos, em Piracicaba (SP), nesta quinta-feira (21), às 20h. Ele apresenta seu mais recente álbum, homônimo, lançado em 2014. 

O espetáculo integra a programação do 7º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Ação Cultural. Confira a programação completa no final da reportagem.

“Além das músicas que estão no disco, o público pode esperar muitas surpresas. Como é um evento erudito, no repertório preparamos clássicos de Heitor Villa-Lobos em uma maneira que possa ser utilizada por um conjunto de cordas”, disse Brito, por telefone à Matéria Emplacada, em referência ao quinteto que o acompanha, formado pelos músicos Carlos Moura (violão de sete cordas), Guilherme Girardi (violão), Lucas arantes (cavaquinho) e Roberto Figuerôa (percussão).

O disco contém nove composições autoriais, o primeiro em sua carreira com mais de duas décadas. O lançamento ocorreu em um festival nos Estados Unidos. “Foi uma apresentação de grande êxito. Mas todas as viagens que fiz foram de grande valia”, salienta o músico, que comenta a contribuição do Choro ao redor do mundo. “O Choro já estourou no mundo inteiro, não de maneira Pop, mas porque está ligada a música instrumental, que tem tido destaque mundo afora. Nas minhas viagens pude comprovar”, comentou, lembrando que durante uma viagem a Israel encontrou 200 músicos apresentando o gênero em uma praça pública.

De maneira totalmente autodidata, ou seja, sem a contribuição de um professor, a vida profissional de Daniel Brito como solista iniciou-se aos 12 anos, com apresentações em grandes teatros do país. Aos 13 anos gravou seu primeiro álbum, ganhando notoriedade do público e da crítica e reconhecimento de músicos já consagrados com quem se apresentava. Aos 19 anos, venceu o Prêmio Visa de Música como melhor instrumentista.

Empem- Horas antes, às 18h, o violinista Lucas Farias, a violoncelista Marina Martins e a pianista Liliane Kans participam do projeto Concertos ao Amanhecer, que também integra a programação artística do festival. A apresentação ocorre na Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle).

Membro do naipe dos primeiros violinos da Camerata Fukuda, Lucas Farias se apresenta como solista pelo país e com a Orquestra Bachiana Filarmônica Sesi-SP. Já Marina Martins é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica da Catedral Wells e da Orquestra de Cordas Virtuoso Wells, ambas da Inglaterra. A trajetória de Liliane Kans tambémm foi marcada por apresentações no exterior. Entre diferentes feitos, ela estudou no Conservatório Real de Mons, na Bélgica, e em seguida contemplada com bolsa de estudos da CAPES para o curso de Especialização em Piano e Música de Câmara no Conservatório Real de Antuérpia.

A organização lembra que os ingressos para ambos os espetáculos são gratuitos, mas devem ser retirados com cerca de uma hora antes de cada apresentação. Quem tiver interesse pode contribuir com um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Lar dos Velhinhos do município.

Serviço – 7º Feimep. De 17 a 23 de julho, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allain, 454, Engenho Central) e Empem (rua Santa Cruz, 1.155, Bairro Alto). Entrada gratuita. A bilheteria abre uma hora antes. Informações: (19) 3413-5212 ou www.feimep.com.br.

 

Confira a programação completa

 

Teatro Municipal Erotídes de Campos
De quinta a sexta-feira, às 20h


21 de julho – quinta-feira 
Show de lançamento do álbum de Danilo Brito

22 de julho – sexta-feira 
Concerto dos professores do Feimep

23 de julho – sábado
Concerto de encerramento do Feimep
Orquestra Acadêmica do Feimep
Regência: Jamil Maluf e alunos do 2º Encontro de Jovens Regentes

Empem – Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle
Concertos ao anoitecer
De quinta a sexta-feira, às 18h

21 de julho – Quinta-feira
Lucas Farias (violino), Marina Martins (violoncelo) e Liliane Kans (piano)

22 de julho - Sexta-feira
Recital dos alunos do 7º Feimep

 

Reportagem: Reinaldo Diniz/ME

Foto:  Maria Camillo/Divulgação/Feimep